Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da associação entre o tratamento com metformina e suplementação nutricional com leucina no metabolismo protéico de ratos portadores do Tumor de Walker 256

Processo: 08/07737-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:André Gustavo de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteólise   Caquexia   Metformina   Leucina   Carcinoma 256 de Walker
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caquexia | Leucina | Metabolismo proteico | Metformina | Tumor de Walker | Nutricao e Cancer

Resumo

O crescimento do câncer promove o desenvolvimento de caquexia em função de intensa competição por nutrientes, caracterizando-se por perda involuntária de peso corpóreo do hospedeiro, principalmente gordura e proteína corpórea total. Pacientes com câncer apresentam prejuízos do metabolismo de carboidratos nos tecidos periféricos, entretanto a oxidação de glicose e de lipídeos pelas células neoplásicas apresenta-se bastante elevada.A via de sinalização da mTOR controla o crescimento celular através da regulação do início do processo de tradução de RNAm. Alguns estudos apontam que a inibição dessa via por compostos análogos à rapamicina, como a metformina, podem diminuir a taxa de desenvolvimento tumoral.A metformina é um fármaco que aumenta a captação de glicose e sua disponibilidade para os tecidos periféricos e, também, tem sido considerada como um agente indutor da atividade da enzima AMPK e, conseqüentemente, inibição da divisão celular. Tais efeitos podem atenuar a espoliação energética e protéica que o tumor impõe ao hospedeiro, aumentando a expectativa de sobrevida dos pacientes com câncer.A leucina é um aminoácido de cadeia ramificada, capaz de estimular a síntese protéica, principalmente muscular, através da sinalização celular, incluindo a ativação da via da mTOR, como também dos fatores eucarióticos de iniciação. Desta forma, o presente estudo visa avaliar os efeitos da administração de metformina associada à dieta rica em leucina, em animais com tumor, sobre o metabolismo protéico da massa muscular, na hipótese de melhorar do estado caquético, com essa associação, e analisar os efeitos desses tratamentos na viabilidade e atividade das células neoplásicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, André Gustavo de. Avaliação da associação entre o tratamento com metformina e suplementação nutricional com leucina no metabolismo protéico de ratos portadores do tumor de Walker 256. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.