Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da privação de sono total e de sono REM sobre a recordação livre de palavras em sujeitos jovens saudáveis

Processo: 08/08921-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Sabine Pompéia
Beneficiário:Gislaine de Almeida Valverde Zanini
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional   Privação de sono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:memória | Memoria operacional | primazia | privação de sono | recência | recordação livre de palavras | Cognição e Sono

Resumo

Justificativa: Um dos mais comuns testes para avaliar os efeitos da privação de sono na aquisição de novas memórias episódicas é o teste de recordação de listas de palavras. Contudo, não é conhecido como se dá o processamento das palavras desse teste na memória operacional, que é importante para assegurar que sejam formados traços mnemônicos na memória de longo prazo. A avaliação do padrão de recordação de listas de palavras imediatamente após a apresentação de estímulos, considerando a recordação por posição serial dos estímulos nas listas, permite estudar esse processamento. Objetivo: estudar a influência da privação de sono e do rebote de sono na recordação livre imediata de listas de palavras considerando a posição serial dos estímulos durante a codificação. Métodos: serão avaliados 30 jovens saudáveis do sexo masculino divididos em três grupos de igual número de sujeitos: privação total de sono e privação seletiva de sono paradoxal por 48 horas e controle, sem privação de sono. Os voluntários serão submetidos ao teste de recordação livre de listas de palavras em 4 dias seguidos (5 listas por sessão): uma avaliação basal e outras 3 avaliações nos dias subseqüentes, sendo a última correspondente a uma avaliação pós-rebote nos grupos privados de sono. A recordação livre será analisada considerando a posição serial das palavras recordadas durante a codificação, permitindo a investigação dos efeitos da privação sobre os tipos de memória envolvidos nos fenômenos de primazia e recência após 24 h e 48 h de privação e após o rebote de sono. Palavras-Chave: privação de sono, memória operacional, memória episódica, recordação livre de palavras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALVERDE ZANINI, GISLAINE DE ALMEIDA; TUFIK, SERGIO; ANDERSEN, MONICA LEVY; MARTINS DA SILVA, RAQUEL CRISTINA; AMODEO BUENO, ORLANDO FRANCISCO; RODRIGUES, CAMILA CRUZ; POMPEIA, SABINE. Free Recall of Word Lists under Total Sleep Deprivation and after Recovery Sleep. Sleep, v. 35, n. 2, p. 223-230, . (06/58276-8, 98/14303-3, 08/08921-0)