Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho da inspeção visual-tátil e métodos baseados em fluorescência após a escavação da lesão de cárie para detectar lesões de cárie residual in vitro

Processo: 09/13536-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Loiola Cordeiro
Beneficiário:Thalita Boldieri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Diagnóstico de cárie
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | Diagnóstico de cárie | Fluorescência a laser | Odontopediatria

Resumo

O objetivo da pesquisa é avaliar o desempenho da inspeção visual tátil, e dos métodos de indução de fluorescência (Diagnodent, Diagnodent Pen, câmera de fluorescência Vista Proof e QLF) na detecção de lesões de cárie residual após a remoção de tecido cariado dentinário com baixa rotação, escavação manual e escavação com ultrassom utilizando a ponta CVD. Serão utilizados setenta e cinco terceiros molares humanos hígidos recém - extraídos. Serão excluídos da amostra aqueles que apresentem lesões de cárie, áreas hipoplásicas, restaurações, selantes ou manchas. Os dentes serão polidos com pedra pomes e lavados em água corrente. O esmalte oclusal será seccionado horizontalmente, expondo assim a dentina adjacente. A superfície dentinária será polida a fim de remover restos de esmalte remanescente e alisar a superfície. Os ápices radiculares serão preenchidos e todo o restante do dente recoberto por resina epóxi e verniz para unhas deixando uma janela de 4mm x 4 mm no centro da superfície dentinária para o desenvolvimento da lesão de cárie artificial. Será realizada a microdureza da superfície da dentina cariada no inicio e no fim do experimento, em 12 espécimes. Todos os espécimes serão avaliados considerando a totalidade da cavidade, com o método de inspeção visual-tátil onde será determinada a aparência de cor e a dureza da lesão,e com os métodos de indução de fluorescência: fluorescência a laser - DD; Ddpen, Câmera de fluorescência e QLF. Todos os valores obtidos serão anotados em fichas específicas para esse fim. Após a avaliação da lesão em todos os espécimes, estes serão aleatoriamente divididos em três grupos (n=25) de acordo com o método de remoção da lesão: Grupo I - n=25: Escavação com fresa de baixa rotação convencional (CA2 KG SORENSEN); Grupo II - n=25: escavação manual (Escavador SSW-Duflex #11 1/2); Grupo III - n=25: Escavação Ultrassonica (CVD #8.3231). A quantidade de tecido a ser removido será determinada de acordo com os parâmetros determinados pelos exames visual e tátil. Após a remoção do tecido cariado, o remanescente dentinário será avaliado quanto a presença da lesão de cárie com os mesmos métodos utilizados anteriormente. Posteriormente os espécimes serão seccionados e os sítios serão analisados em microscópio confocal. A profundidade da lesão de cárie será medida através da distância entre o assoalho da cavidade ao limite com a dentina sadia. Alguns exemplares de cada grupo serão analisados em microscópio eletrônico de varredura com finalidade ilustrativa. Após a obtenção de todos os dados, estes serão tabulados e a eles aplicados testes estatísticos de reprodutibilidade dos métodos nos exames iniciais e após a escavação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THALITA BOLDIERI; MICHELE BAFFI DINIZ; MARIANE EMI SANABE; JONAS ALMEIDA RODRIGUES; RITA DE CÁSSIA LOIOLA CORDEIRO. Desempenho de métodos baseados em indução de fluorescência na avaliação da remoção de dentina cariada. Rev. odontol. UNESP, v. 45, n. 1, p. 47-52, . (09/13536-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOLDIERI, Thalita. Avaliação do desempenho de métodos baseados em indexação de fluorescência na detecção de lesões de cárie residual. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.