Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre volume hipocampal e volume de ressecção cirúrgica com controle de crises e desempenho de memória em pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial submetidos a tratamento cirúrgico

Processo: 10/02492-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Daniela Alves Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neuroimagem   Epilepsia   Memória (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epilepsia | memória | neuroimagem | refratariedade | Neurociência

Resumo

A ELT está associada a disfunções cognitivas, especialmente a distúrbios de memória tanto de curta quanto de longa duração, que são observados através de avaliação neuropsicológica. Pacientes com ELTM podem apresentar transtornos de memória episódica e, testes de memória são empregados nas avaliações destes pacientes. Estes testes avaliam a capacidade de aprendizado e retenção de material novo, verbal e não verbal. A atrofia e a perda neuronal na região mesial do lobo temporal são comuns e está presente principalmente em pacientes com crises não controladas com tratamento medicamentoso. A observação e avaliação da atrofia das estruturas temporais mesiais pelas imagens geradas por RM e sua quantificação pela volumetria permitiu a identificação "in vivo" das alterações anatômicas associadas à ELTM.O presente estudo tem como objetivo avaliar se o resultado da cirurgia tem relação com alguns fatores clínicos e com achados de RM. Serão analisados e comparados com o prognóstico cirúrgico: volume hipocampal pré-cirúrgico, volume da lacuna cirúrgica e fatores clínicos como: memória e refratariedade, ocorrência de crises até a realização da cirurgia e freqüência de crises no pós-operatório.Os dados clínicos serão retirados de banco de dados construído em pesquisa prévia e os dados de volumetria serão obtidos por meio de softwares específicos para avaliar imagens de RM. Os resultados cirúrgicos serão classificados, quanto a controle de crises, segundo a classificação pós-operatória de Engel e a memória verbal e não verbal serão avaliadas com testes neuropsicológicos utilizados na rotina de investigação pré-operatória do nosso serviço.Os dados obtidos através da volumetria das imagens serão tabulados de acordo com valores de média, desvio padrão, máximo e mínimo e serão utilizados o teste t de Student, a análise de variância (ANOVA), com o teste post-hoc de Tukey e quando necessário o teste de Fisher ou teste do Qui quadrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, DANIELA ALVES; YASUDA, CLARISSA LIN; LOPES, TATILA MARTINS; GHIZONI, ENRICO; ALESSIO, ANDREA; TEDESCHI, HELDER; DE OLIVEIRA, EVANDRO; CENDES, FERNANDO. Long-term postoperative-atrophy of contralateral hippocampus and cognitive function in unilateral refractory MTLE with unilateral hippocampal sclerosis. Epilepsy & Behavior, v. 36, p. 108-114, . (10/02492-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Daniela Alves. Relação entre volume hipocampal e volume de ressecção cirúrgica com controle de crises e desempenho de memória em pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial submetidos a tratamento cirúrgico. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.