Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da estabilidade oxidativa de polpas de frutas nativas submetidas ao processo de irradiação

Processo: 10/09690-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Marta Helena Fillet Spoto
Beneficiário:Ana Carolina Leme Castelucci
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos   Frutas   Irradiação   Antioxidantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade antioxidante | Compostos bioativos | frutas nativas | irradiação | Conservação e qualidade de alimentos

Resumo

O Brasil apresenta abundante riqueza natural de frutos nativos, com sabores peculiares e atraentes para a industrialização. Os frutos fornecem, não somente nutrientes essenciais para a vida, mas também compostos bioativos, que promovem benefícios à saúde e reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. A crescente demanda dos consumidores por alimentos naturais ou frescos fez com que novas formas de preservação fossem estudadas, visando minimizar perdas qualitativas de produtos, mantendo-os mais próximos do in natura e com uma vida de prateleira mais estável. Portanto, modificar o processo de beneficiamento, através da adoção de tecnologias que minimizam perdas nutricionais e sensoriais, é importante e necessário, como por exemplo, o uso da irradiação para assegurar maior estabilidade da polpa. O objetivo do trabalho será estudar a irradiação gama como método de conservação para as polpas de frutas nativas e, assim, contribuir para a diminuição do efeito negativo do calor frente à degradação do ácido ascórbico, carotenóides, compostos fenólicos, flavonóides, antocianinas e da capacidade antioxidante, reduzindo os custos da cadeia do frio no processo de comercialização. Serão estudadas polpas de sete frutos da família Myrtaceae: cambuci (Campomanesia phaea), cambucá (Plinia edulis (Berg.) Nied), cereja do rio grande (Eugenia involucrata), feijoa (Feijoa sellowiana), grumixama (Eugenia brasileensis), araçá (Psidium guineensis Sw.) e uvaia (Eugenia pyriformis Camb.).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME CASTELUCCI, ANA CAROLINA; MOREIRA DA SILVA, PAULA PORRELLI; FILLET SPOTO, MARTA HELENA. Bioactive compounds and in vitro antioxidant activity of pulps from fruits from the Brazilian atlantic forest. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 42, . (10/09690-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTELUCCI, Ana Carolina Leme. Avaliação da estabilidade dos compostos bioativos de polpas de frutas nativas submetidas ao processo de irradiação. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.