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Avaliação do vocabulário receptivo em indivíduos com paralisia cerebral

Processo: 10/12920-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Cora Sofia Takaya Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Disturbios da Comunicação | Linguagem | paralisia cerebral | Vocabulário | Linguagem

Resumo

A paralisia cerebral é definida como sequela de lesão encefálica, que se caracteriza por transtorno persistente do tônus, da postura e dos movimentos. Este indivíduo, de acordo com a gravidade de seu quadro clínico, pode apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor que poderá influenciar no desenvolvimento da linguagem e processo comunicativo. Verificar e caracterizar o desempenho linguístico quanto ao vocabulário receptivo de crianças com paralisia cerebral. Método: Participarão do estudo 30 crianças em idade cronológica pré-escolar, entre 36 e 71 meses, sendo 15 indivíduos com diagnóstico de paralisia cerebral (grupo experimental - GE), de ambos os sexos, e 15 sem alteração do desenvolvimento, ou seja, com desenvolvimento típico (grupo controle - GC), pareadas quanto ao sexo, nível socioeconômico e idade mental com o grupo experimental. As avaliações constarão de: Anamnese, respondida pelo representante legal da criança; Observação do Comportamento Comunicativo (OCC); Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur - Primeiras palavras e gestos (MacArthur); Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP); Teste de Linguagem Infantil ABFW- Parte de vocabulário; e Teste de Screening de Desenvolvimento de DENVER II. A análise dos dados ocorrerá por meio de estatística descritiva, obtendo valores de média, mediana, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo e tratamento estatístico inferencial compatível com a variável estudada, utilizando os seguintes tratamentos: Teste "t" de Student, Teste de Mann-Whitney, Teste "t" Pareado e Correlação de Spearman. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA; TAKAYA PAIVA, CORA SOFIA; MARQUES ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI; BIAZON, JAMILE LOZANO. Communication skills in individuals with spastic diplegia. CoDAS, v. 27, n. 2, p. 7-pg., . (10/12920-9)
CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA; TAKAYA PAIVA, CORA SOFIA; MARQUES ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI; BIAZON, JAMILE LOZANO. Communication skills in individuals with spastic diplegia. CoDAS, v. 27, n. 2, p. 135-141, . (10/12920-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Cora Sofia Takaya. Análise do desempenho do vocabulário receptivo e expressivo em indivíduos com Paralisia Cerebral do tipo diplegia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.