Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da urbanização na ictiofauna de peixes de riachos da parte superior da Bacia do Alto Rio Paranapanema (SP)

Processo: 10/13758-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Mauricio Cetra
Beneficiário:Alexandre Peressin
Instituição Sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Urbanização   Impactos ambientais   Habitat   Alimentação animal   Ictiofauna   Peixes   Bacia hidrográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condição corporal | estrutura de habitat | estrutura trófica | sobreposição alimentar | Ictiologia

Resumo

O Maciço de Piedade, na Serra de Paranapiacaba, apresenta um relevo alto e heterogêneo, contribuindo para formação de inúmeros cursos d'água. Esta região constitui um divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Tietê, Paranapanema e Ribeira de Iguape. Dada a escassez de trabalhos em riachos tropicais e sua grande sensibilidade a ação antrópica, este trabalho buscará fornecer dados que sirvam como suporte para programas de conservação do ambiente. O objetivo do trabalho será identificar alterações na estrutura das assembleias de peixes causadas pela urbanização no entorno dos riachos. Este objetivo será alcançado através da análise da composição, da diversidade, da estrutura trófica e da condição corporal dos peixes coletados na porção superior da bacia do alto Paranapanema. As coletas serão realizadas na estação seca em riachos que estão próximos e distantes de áreas urbanizadas, utilizando equipamento de pesca elétrica. Nos pontos de coleta serão medidas as variáveis que compõem a estrutura do ambiente e as físicas e químicas da água, como largura, profundidade, velocidade da corrente, tipo de fundo, pH, temperatura e condutividade. Os peixes coletados serão identificados e processados para obtenção de dados como comprimento total e padrão, peso, grau de repleção do estômago e grau de gordura acumulada na cavidade visceral. Para medir a diversidade espécies será utilizado o índice de riqueza de espécies de Margalef e os índices de Shannon e Pielou. Para o estudo da dieta será utilizado o Grau de Preferência Alimentar. Será verificada a amplitude da dieta, aplicando-se o índice de equabilidade de Pielou e a sobreposição de nicho para as espécies, através da aplicação do índice de Pianka e testado se há diferença na exploração dos recursos alimentares. O fator de condição será analisado a partir das relações peso e comprimento através de uma análise de covariância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERESSIN, ALEXANDRE; CETRA, MAURICIO. Responses of the ichthyofauna to urbanization in two urban areas in Southeast Brazil. URBAN ECOSYSTEMS, v. 17, n. 3, p. 675-690, . (10/13758-0, 09/53056-8)
ALEXANDRE PERESSIN; RUANNY CASARIM; IVO GAVIÃO PRADO; MAURICIO CETRA. Physical habitat as predictor of fish trophic structure in Brazilian Atlantic rainforest streams. Neotropical Ichthyology, v. 18, n. 2, . (10/13758-0)
PERESSIN, ALEXANDRE; GONCALVES, CRISTINA DA SILVA; CETRA, MAURICIO. Ichthyofauna diet changes in response to urbanization: the case of upper Paranapanema River basin (Brazil). URBAN ECOSYSTEMS, v. 21, n. 4, p. 795-803, . (10/13758-0, 09/53056-8)