Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de antíginos câncer-testículo expressos em glioblastomas

Processo: 10/20218-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Karina Ramalho Bortoluci
Beneficiário:Karina Ramalho Bortoluci
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados:João N. Stávale
Assunto(s):Neoplasias cerebrais  Expressão gênica  Glioblastoma 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigenos câncer-testiculo | expressão gênica | glioblastoma | Oncologia

Resumo

Os tumores cerebrais representam causa importante de morbidade e mortalidade em todas as faixas etárias. Apesar do desenvolvimento de técnicas mais avançadas de diagnóstico e tratamento, isso não se traduziu em resultados expressivos de sucesso terapêutico. Os tumores primários do Sistema Nervoso Central mais frequentes são os gliomas, dentre estes, os glioblastomas (GBM) são aqueles que apresentam um alto grau de malignidade e, apesar dos tratamentos agressivos com radioterapia e quimioterapia, o prognóstico dos pacientes acometidos por esta neoplasia é extremamente desfavorável, com sobrevida em 3 anos de menos de 2%. Evidências têm demonstrado que o enfraquecimento da resposta imune pode ter um papel importante na instalação, progressão e recorrência dos GBMs. Por isso, novas abordagens terapêuticas baseadas em imunoterapia podem ter um grande impacto no tratamento destes pacientes. Os antígenos câncer-testículo (CTAs) formam um grupo de peptídeos cuja expressão está restrita a tumores e a células da linhagem germinativa, o que os coloca em uma posição de excelentes candidatos a vacinas anti-tumorais. Entretanto, há poucos estudos que avaliaram sistematicamente a expressão gênica dos CTAs em GBM. Assim, este estudo pretende avaliar o perfil de expressão de diferentes CTAs em casos de GBM e identificar possíveis alvos que poderão ser úteis, no futuro, para o desenvolvimento de vacinas terapêuticas, representando uma potencial alternativa de terapia adjuvante para o tratamento convencional destes pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES-JUNIOR, DORIVAL MENDES; BIASSI, THAIS PRISCILA; DE ALBUQUERQUE, GABRIELA ESTRELA; CARLIN, VIVIANE; BURI, MARCUS VINICIUS; MACHADO-JUNIOR, JOEL; VETTORE, ANDRE LUIZ. Downregulation of DCC sensitizes multiple myeloma cells to bortezomib treatment. MOLECULAR MEDICINE REPORTS, v. 19, n. 6, p. 5023-5029, . (12/01597-8, 12/14837-7, 10/20218-2)
RODRIGUES-JUNIOR, DORIVAL MENDES; BIASSI, THAIS PRISCILA; CARLIN, VIVIANE; BURI, MARCUS VINICIUS; TORRECILHAS, ANA CLAUDIA; BORTOLUCI, KARINA RAMALHO; VETTORE, ANDRE LUIZ. OIP5 Expression Sensitize Glioblastoma Cells to Lomustine Treatment. JOURNAL OF MOLECULAR NEUROSCIENCE, v. 66, n. 3, p. 383-389, . (11/15118-1, 10/20218-2, 12/01597-8, 12/14837-7)