Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro e in vivo de efeitos sinérgicos de antibacterianos para o tratamento de infecções por bactérias gram negativas multirresistentes produtoras de carbapenemases tipo OXA e KPC endêmicas no Brasil

Processo: 11/04025-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Beneficiário:Micheli Medeiros
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção hospitalar   Sinergismo de drogas   Acinetobacter baumannii
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acinetobacter baumannii | Alternativa Terapêutica | carbapenemase (Oxacilinase | Infecção Hospitalar | Multirresistência | Oxa) | Sinergismo | Microbiologia Clínica

Resumo

A infecção hospitalar é um grave problema de saúde pública, que geralmente está associado à bactérias multirresistentes e altos índices de morbidade/mortalidade. Nos atuais esquemas terapêuticos para estas infecções, o uso de antibióticos de amplo espectro é o tratamento de escolha. Infelizmente, o uso exacerbado e muitas vezes de forma empírica, tem selecionado cepas resistentes que apresentam mecanismos de resistência abrangentes que tem emergido, contribuindo com a endemicidade de espécies multirresistentes endêmicas no Brasil, como exemplo Klebsiella pneumoniae produtora de KPC, Acineto bacterbaumannii produtor de carbapenemases do tipo OXA-23 e OXA-143 e Pseudomonas aeruginosa produtora de metalo-beta-lactamase SPM-1. Na falta de alternativas terapêuticas efetivas, o presente projeto de Mestrado objetiva estudar alternativas terapêuticas baseadas na atividade sinérgica (avaliadas por "checkerboard", "time kill" atividade inibitória e bactericida) resultante da combinação de dois antimicrobianos, de diferentes classes, assim como a avaliação de novos antibióticos (i.e., tigeciclina) e antigos antibióticos (i.e.,fosfomicina). Combinações efetivas in vitro serão avaliadas in vivo, em um modelo murino de infecção, quanto à sobrevida e prognóstico dos animais infectados. Os resultados obtidos pretendem contribuir no estabelecimento de novo esquemas terapêuticos a serem implementados em serviços de saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELI MEDEIROS; NILTON LINCOPAN. Acinetobacter baumannii produtor de oxacilinases (OXA) no Brasil: impacto clínico, epidemiológico e opções terapêuticas. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 49, n. 6, p. 391-405, . (11/04025-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDEIROS, Micheli. Avaliação in vitro e in vivo de efeitos sinérgicos de antibacterianos para o tratamento de infecções por Acinetobacter baumannii multirresistentes produtoras de carbapenemases tipo OXA endêmicas no Brasil. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.