Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da reatividade de equinos através de escala de escore composto

Processo: 11/04288-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Evaldo Antonio Lencioni Titto
Beneficiário:Raquel Ferrari Calviello
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento animal   Manejo animal   Reatividade animal   Análise de correspondência   Hipismo   Éguas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | eguas | manejo | Temperamento | Temperamento equino

Resumo

O presente projeto tem como objetivo determinar uma escala de escore composto que possa caracterizar a reatividade da espécie equina por completo. Para isso, serão avaliadas 100 éguas da raça Brasileiro de Hipismo, provenientes da APTA, no Polo Regional Alta Mogiana, situado na cidade de Colina, SP. A avaliação da reatividade será feita por meio da atribuição de escore aos seguintes comportamentos: intensidade de movimentação e presença/ausência de golpes dos pés, posição das orelhas e dos olhos, audibilidade da respiração, presença/ausência de vocalização, velocidade de fuga e micção. Para isso os animais serão observados durante manejos de rotina como: vacinação, aplicação de vermífugo, pulverização contra ectoparasitas e casqueamento. Para a validação da escala proposta serão utilizadas escalas de reatividade predefinidas. A Análise de Correspondência Múltipla (ACM) será utilizada para analisar simultaneamente as variáveis comportamentais de reatividade. Para validação da escala de escore composto a ser proposta será usado o Teste U de Mann-Whitney e a comparação de escalas de escore composto pré-estabelecidas na literatura e a escala proposta pelo presente trabalho será realizada pelo Teste de Tukey-Kramer. A habituação do animal ao manejo será examinada através de uma análise de variância e comparação de médias por Tuker-Kramer. Serão realizadas correlações de Pearson e análise de regressão para todos os comportamentos estudados e todas as análises estatísticas serão analisadas utilizando-se os recursos do software SAS STAT, com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALVIELLO, RAQUEL FERRARI; LENCIONI TITTO, EVALDO ANTONIO; INFANTE, PAULO; DA CUNHA LEME-DOS-SANTOS, THAYS MAYRA; NETO, MARCOS CHIQUITELLI; FRANCO PEREIRA, ALFREDO MANUEL; TITTO, CRISTIANE GONCALVES. Proposal and Validation of a Scale of Composite Measure Reactivity Score to Characterize the Reactivity in Horses During Handling. Journal of Equine Veterinary Science, v. 47, p. 62-70, . (11/04288-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALVIELLO, Raquel Ferrari. Avaliação da reatividade de equinos durante o manejo e na presença de estímulo desconhecido. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.