Busca avançada
Ano de início
Entree

Termotolerância em fêmeas bovinas: abordagens celular e fisiológica

Processo: 11/09282-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Evaldo Antonio Lencioni Titto
Beneficiário:Evaldo Antonio Lencioni Titto
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Bioclimatologia animal  Bovinos  Expressão gênica  Linfócitos  Oócitos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hsp 70 | linfócitos | oócitos | vacas | Bioclimatologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral quantificar a expressão do gene HSP70 em linfócitos e oócitos relacionando com os armazenamentos de calor de fêmeas bovinas de diferentes origens submetidas à inseminação artificial em tempo fixo. Em sistemas de pastoreio, as respostas fisiológicas e comportamentais, desencadeadas por altas temperaturas do ar no verão, determinam efeitos na taxa de concepção, pelo que é necessário estudar os mecanismos subjacentes e identificar soluções viáveis para o aumento da produtividade. A fase experimental será desenvolvida na Ilha Terceira e Alentejo (Portugal) e em São Paulo (Brasil) com animais das raças Holandesa e Limousin. Serão ainda avaliados animais das raças Mertolenga no Alentejo e Brahman em São Paulo. Em cada um dos locais experimentais serão realizadas 4 etapas às quais os animais serão submetidos. Na primeira etapa serão realizados testes de capacidade termolítica, onde se pretende avaliar a relação entre os parâmetros fisiológicos e comportamentais e a termotolerância. Simultaneamente decorrerá a colheita de sangue de modo a proceder à avaliação da expressão genética de HSP70 em linfócitos (segunda etapa). Na terceira etapa as fêmeas serão submetidas a sincronização de cio para que a inseminação artificial seja realizada em tempo fixo. Aos 28 dias após a inseminação artificial terá lugar o diagnóstico de gestação por ultrassonografia. Como quarta etapa serão colhidos oócitos de fêmeas das várias raças em estudo para se proceder à avaliação a expressão gênica de HSP70. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOOPER, HENRIQUE BARBOSA; TITTO, CRISTIANE GONCALVES; GONELLA-DIAZA, ANGELA MARIA; HENRIQUE, FABIO LUIS; PULIDO-RODRIGUEZ, LINA FERNANDA; SILVA LONGO, ANA LUISA; DA CUNHA LEME-DOS-SANTOS, THAYS MAYRA; PEREIRA DE MIRA GERALDO, ANA CARINA ALVES; FRANCO PEREIRA, ALFREDO MANUEL; BINELLI, MARIO; et al. Heat loss efficiency and HSPs gene expression of Nellore cows in tropical climate conditions. INTERNATIONAL JOURNAL OF BIOMETEOROLOGY, v. 63, n. 11, SI, p. 1475-1486, . (11/09282-3)