Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de fatores relacionados ao teste de push-out entre pino de fibra e dentina intrarradicular

Processo: 11/09897-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Luiz Felipe Valandro
Beneficiário:Luiz Felipe Valandro
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:César Dalmolin Bergoli ; Júlia Magalhães da Costa Lima ; Marco Antonio Bottino ; Renata Marques de Melo Marinho
Assunto(s):Prótese dentária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão | Pinos de fibra | teste de push-out | Prótese Dentária

Resumo

O uso dos pinos de fibra permite a conservação de grande quantidade de estrutura dental, além de diminuir o risco de fraturas radiculares devido às boas propriedades mecânicas dos retentores. Estudos têm mostrado que diferentes níveis de experiência do operador na cimentação dos pinos podem ser um fator significativo nos valores de resistência de união entre sistema adesivo e resina composta quando utilizado o teste de microtração, não se podendo realizar a comparação dos resultados obtidos por estes estudos. Além disso, a habilidade do operador no manuseio dos instrumentos de avaliação também pode gerar influência sobre os resultados. Esse estudo será dividido em duas partes: a primeira parte, avaliará a influência do operador e do instrumento de medição, na determinação da área adesiva dos corpos-de-prova e nos valores de resistência de união dos mesmos; a segunda parte, avaliará a influência da habilidade do operador e da estratégia de cimentação na resistência de união entre pino de fibra e dentina intrarradicular. Na parte I, pinos de fibra serão cimentados com cimento auto-adesivo em 15 dentes humanos unirradiculares. Os dentes serão seccionados em slices de 2 mm que serão submetidos ao teste de push-out. Cada corpo-de-prova terá suas dimensões avaliadas por três operadores diferentes com o uso de estereomicroscópio e paquímetro digital. Na parte II, pinos de fibra de vidro serão cimentados em 120 dentes bovinos utilizando-se duas diferentes estratégias de cimentação realizadas por operadores com e sem experiência na cimentação de pinos. O teste de push-out será realizado para determinação da resistência adesiva. Em ambas as partes os dados serão submetidos aos testes de normalidade e homocedasticidade, para serem submetidos ao teste ANOVA-2 fatores e teste de Tukey, com alfa=0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERGOLI, CESAR DALMOLIN; COSTA LIMA, JULIA MAGALHAES; BOTTINO, MARCO ANTONIO; DE MELO, RENATA MARQUES; VALANDRO, LUIZ FELIPE. Effect of operator experience and cementation strategies on the bond strength between fiber post and root dentin. JOURNAL OF ADHESION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 31, n. 1, p. 1-7, . (11/09897-8)
BERGOLI, CESAR DALMOLIN; DA COSTA LIMA, JULIA MAGALHAES; DE MELO, RENATA MARQUES; BOTTINO, MARCO ANTONIO; VALANDRO, LUIZ FELIPE. Effect of the interfacial area measurement parameters on the push-out strength between fiber post and dentin. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADHESION AND ADHESIVES, v. 50, p. 7-10, . (11/09897-8)