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Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração

Processo: 11/16925-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:João dos Santos Carmo
Beneficiário:Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise do comportamento   Resolução de problemas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | equivalência de estímulos | Fatos aditivos | Posição da incógnita | Problemas escritos | Resolução De Problemas | Processos de aprendizagem, memória e motivação e planejamento do ensino

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é avaliar se a formação de uma classe de equivalência entre três diferentes formas de apresentação de problemas (sentença - com significado de transformação ou comparação -, algarismo e balança), com três posições possíveis da incógnita, pode melhorar o desempenho de alunos na resolução de problemas de adição e subtração. Tanto para os participantes que apresentarem melhora no desempenho, quanto àqueles que não apresentarem, pretende-se avaliar o efeito do treino da resolução de problemas sob a forma de balança sobre o seu desempenho. Serão realizadas as seguintes fases: instrução sobre as tarefas a que os participantes serão expostos; pré-teste para avaliar as habilidades de resolução de problemas; treino preparatório para a resolução de problemas sob a forma de balança; ensino e teste de discriminações condicionais entre problemas sob a forma de balança e problemas sob a forma de algarismos e sentenças com significado de transformação; pós-teste I para avaliar os efeitos do procedimento; treino de resolução de problemas sob a forma de balança; ensino e teste de discriminações condicionais entre problemas sob a forma de balança e problemas sob a forma de sentença com o significado de comparação; pós-teste II para avaliar o efeito do procedimento; e teste de generalização para avaliar o efeito do que foi aprendido em novas situações-problema. Essa pesquisa constitui uma contribuição no sentido de dar seguimento aos estudos que propõe e avaliam procedimentos para melhora no desempenho de resolução de problemas de adição e subtração, cujo aprendizado caracteriza-se como fundamental para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN; JOAO DOS SANTOS CARMO. Equivalencia de Estimulos e Aumento de Acertos na Solucao de Problemas de Adicao e Subtracao. Paidéia, v. 23, n. 56, p. 349-358, . (08/57705-8, 11/16925-8)
MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN; JOÃO DOS SANTOS CARMO. Equivalência de estímulos e redução de dificuldades na solução de problemas de adição e subtração. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 29, n. 3, p. 341-350, . (08/57705-8, 11/16925-8)