Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade digestiva durante a ontogenia de larvas de pacu Piaractus mesopotamicus

Processo: 11/18607-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Célia Portella
Beneficiário:Thiago Mendes de Freitas
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Larvicultura   Atividade enzimática   Expressão gênica   Ontogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | atividade enzimática | expressão gênica | Ontogenia | trato gratrointestinal | Larvicultura

Resumo

O conhecimento sobre a organogênese das larvas de peixes é uma ferramenta útil para estabelecer suas capacidades funcionais sistêmicas e suas necessidades fisiológicas a fim de garantir o bem-estar ideal e o crescimento sob condições de aquicultura A manipulação de protocolos de alimentação na larvicultura pode influenciar a capacidade das funções digestivas, levando os animais a um maior ou menor desenvolvimento. O objetivo deste projeto é verificar o crescimento, o desenvolvimento morfofisiológico do trato gastrintestinal e a ontogenia molecular da capacidade digestiva (aparato enzimático) de larvas de pacu, Piaractus mesopotamicus, cultivadas com diferentes dietas alimentares e protocolos de alimentação de transição do alimento vivo para o formulado, por meio de análises de desempenho zootécnico, histológicas, histoquímicas, enzimológicas e de biologia molecular. Serão analisadas inicialmente as atividades das enzimas pancreáticas (tripsina, quimotripsina, amilase e lipase), intestinais (fosfatase alcalina, aminopeptidadese e maltase) e gástricas (pepsina), juntamente com a análise da expressão diferencial da tripsina, amilase, lipase, pepsina, colecistoquinina e grelina durante o desenvolvimento inicial das larvas, verificando a influência do alimento vivo e do formulado na atividade enzimática e na expressão desses genes. Com isso, a pesquisa irá contribuir para a compreensão do desenvolvimento do trato gastrintestinal das larvas de pacu e da sua capacidade digestiva utilizando-se de técnicas histológicas, histoquímicas, bioquímicas e moleculares, esta última ainda não empregadas para nenhuma espécie de peixe neotropical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FREITAS, THIAGO MENDES; LOPES, IVA GUIDINI; LOPES, TAIS DA SILVA; BUZOLLO, HELLEN; PORTELLA, MARIA CELIA. GROWTH PERFORMANCE AND INCIDENCE OF SKELETAL ANOMALIES IN PACU LARVAE UNDER DIFFERENT WEANING PROTOCOLS. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 45, n. 1, . (11/18607-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Thiago Mendes de. Capacidade digestiva durante a ontogenia de larvas de pacu Piaractus mesopotamicus. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.