Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes níveis de carboidratos da dieta na atividade enzimática de pacus Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887)

Processo: 14/14530-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Thiago Archangelo Freato
Beneficiário:Lucas Cuchi Ribeiro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Carboidratos   Nutrição animal   Lipase   Amilases   Lipídeos   Pacu   Piaractus mesopotamicus

Resumo

Destarte a importância econômica da espécie na piscicultura brasileira, os estudos que contemplam as exigências nutricionais do pacu Piaractus mesopotamicus, espécie de hábito alimentar onívoro, são ainda incompletos. Este projeto visa determinar a influência dos níveis de carboidrato da dieta na atividade enzimática de pacus e complementa um projeto de maior abrangência, o qual pretende determinar os pontos ótimos, nutricional e economicamente viáveis, de carboidratos e lipídios dietéticos para a produção comercial da espécie, bem como sua influência na fisiologia digestiva, metabolismo, dinâmica de crescimento muscular e de deposição de nutrientes na carcaça da espécie. Na presente proposta será realizado um ensaio dose-resposta, aonde serão fornecidos aos juvenis de pacus, crescentes níveis de inclusão de carboidrato na dieta (18, 20, 22, 24, 26, 28, 30 e 32 % de extrativo não nitrogenado - ENN), determinados em função dos resultados de um experimento anterior, realizado nas mesmas condições experimentais, e no qual, em suma, o nível de 25% de ENN na dieta resultou em melhores índices de desempenho zootécnico em relação aos níveis de 30, 35, 40 e 45% de ENN, com efeito linear no ganho de peso e conversão alimentar. Os peixes serão distribuídos em trinta e dois aquários, em um sistema de recirculação de água com controle rígido de temperatura e aeração forçada. Após 90 dias de alimentação com as dietas experimentais, serão determinadas as atividades da lípase e da amilase no estômago, intestino e cecos pilóricos dos pacus coletados. Os ensaios serão conduzidos em um delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos (n = 4) e os dados serão submetidos à análise de variância e testes de comparação de médias. Análises de regressão também serão utilizadas para o estudo da atividade enzimática em função dos níveis de carboidratos nas dietas. Ao final do estudo pretende-se determinar as possíveis variações na intensidade da atividade enzimática, bem como sua distribuição ao longo de todo o trato digestório dos pacus e discutir as possíveis influências no aproveitamento de carboidratos pela espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)