Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ingestão de um extrato de chá verde rico em epigalocatequina-3-galato na expressão de citocinas e reguladores metabólicos no tecido adiposo e músculo esquelético de camundongos obesos induzidos por dieta hiperlipídica

Resumo

O tecido adiposo é um órgão endócrino, envolvido na gênese de distúrbios metabólicos presentes na obesidade, como inflamação subclínica e resistência insulínica, pois libera substâncias, as adipocinas, que desencadeiam uma série de mecanismos adaptativos à obesidade que acabam por causar esses distúrbios. Semelhante ao tecido adiposo, o músculo esquelético também produz substâncias envolvidas na regulação de processos metabólicos, as miocinas, e tem sido sugerido que existe uma inter-relação entre esses dois tecidos na regulação do metabolismo. Além dessas substâncias, têm sido descobertas várias moléculas de sinalização celular que estão envolvidas na homeostase energética. Paralelo a isso, tem sido vastamente estudado o papel protetor dos compostos bioativos dos alimentos para saúde, dentre os quais podemos destacar os compostos fenólicos, como flavonóides e catequinas, sendo o chá verde uma fonte destes últimos. Vários estudos têm mostrado um efeito protetor e terapêutico do chá verde na obesidade, sendo a epigalocatequina-3-galato o principal composto responsável por tais efeitos. No entanto, são escassos estudos que investigaram os mecanismos moleculares envolvidos, como também se existiria uma associação entre o consumo de chá verde e a expressão de adipocinas, miocinas e moléculas de sinalização celular, promovendo assim uma regulação do metabolismo na obesidade, o que poderia elucidar o papel do chá verde como um possível agente terapêutico. Diante disso, este projeto propõe-se a investigar o efeito de um extrato de chá verde rico em epigalocatequina-3-galato sobre a expressão de mediadores inflamatórios e do metabolismo no tecido adiposo e músculo esquelético de animais obesos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, ALINE; SANTAMARINA, ALINE; SOUZA, GABRIEL; MENNITTI, LAIS; OKUDA, MARCOS; VENANCIO, DANIEL; SEELAENDER, MARILIA; DO NASCIMENTO, CLAUDIA OILER; RIBEIRO, ELIANE; LIRA, FABIO; et al. Decaffeinated green tea extract rich in epigallocatechin-3-gallate improves insulin resistance and metabolic profiles in normolipidic diet-but not high-fat diet-fed mice. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 26, n. 9, p. 893-902, . (12/03713-5)
OKUDA, MARCOS H.; ZEMDEGS, JULIANE C. S.; DE SANTANA, ALINE A.; SANTAMARINA, ALINE B.; MORENO, MAYARA F.; HACHUL, ANA C. L.; DOS SANTOS, BRUNO; OLLER DO NASCIMENTO, CLAUDIA M.; RIBEIRO, ELIANE B.; OYAMA, LILA M.. Green tea extract improves high fat diet-induced hypothalamic inflammation, without affecting the serotoninergic system. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 25, n. 10, p. 1084-1089, . (12/03713-5, 11/16199-5, 09/14373-8)