Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da inulina no crescimento celular de Lactobacillus plantarum ST16Pa e concomitante produção de bacteriocina a partir do caldo MRS e soro de leite

Processo: 12/23340-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Beneficiário:Sabrina da Silva Sabo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias láticas   Lactobacillus plantarum   Fermentação   Bacteriocinas   Inulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bactérias láticas | bacteriocinas | fermentação | inulina | Lactobacillus plantarum | Produção de biomoléculas de bactérias láticas

Resumo

As bacteriocinas são peptídeos produzidos por bactérias e apresentam amplo espectro como bioconservante de alimentos e como agente terapêutico. Existe um número limitado de estudos referentes à produção de componentes antimicrobianos ou bacteriocinas por espécies de Lactobacillus plantarum. Estes compostos inibidores mostraram-se eficazes contra diversas espécies de bactérias dos gêneros Enterobacter, Enterococcus, Pseudomonas, Sthaphylococcus e Listeria spp. Além do mais, não há informação publicada relativa à otimização da bioprodução tecnológica de bacteriocina produzida por Lactobacillus plantarum ST16Pa utilizando caldo MRS ou soro de leite, suplementados com inulina, como meio de cultivo sintético e natural, respectivamente. A utilização do soro de leite, como meio de cultivo natural, enaltece o conceito da produção de uma biomolécula de alto valor agregado aliado ao aspecto ambiental, já que o soro de leite é um subproduto gerado por indústrias de laticínios e considerado um agente poluidor, por conter uma alta quantidade de substâncias orgânicas. Nesse âmbito, o objetivo deste estudo é avaliar a influência do caldo MRS e do soro de leite suplementados com inulina em diferentes concentrações, no crescimento celular e concomitante expressão da bacteriocina, bem como a sua atividade antimicrobiana. Para tanto o estudo será dividido em três etapas. A primeira etapa constituirá nas preparações do caldo MRS e do soro de leite, os quais serão utilizados como meios de cultivo. Os crescimentos das células de L. plantarum ST16Pa, serão realizados nas condições estabelecidas (100rpm/37ºC/24h) em agitador rotativo (shaker). Nesta etapa, amostras serão coletadas em intervalos de 3 horas (9 amostras) para análises de pH, acidez, crescimento celular e determinação da atividade da bacteriocina. Na terceira etapa, os estudos serão reproduzidos em fermentador de bancada de 3L. Primeiramente realizar-se-á a determinação do kLa em função das condições de aeração (0.5; 1.0 e 2 L.min-1) e agitação (100, 150 e 200 rpm). Determinado o kLa mais adequado e as concentrações de inulina (tanto em caldo MRS e soro de leite) que proporcionar-se-ão maior desempenho das células e maior atividade da bacteriocina, serão conduzidas as fermentações a 37°C por 24 h. Nesta etapa, amostras serão coletadas em intervalos de 3 horas (9 amostras) para análises de pH, acidez, concentração de oxigênio dissolvido, crescimento celular, consumo de nutrientes (açúcares e proteínas totais) e determinação da atividade da bacteriocina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABO, SABRINA DA SILVA; CONVERTI, ATTILIO; TODOROV, SVETOSLAV DIMITROV; DOMINGUEZ, JOSE MANUEL; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. Effect of inulin on growth and bacteriocin production by Lactobacillus plantarum in stationary and shaken cultures. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 50, n. 4, p. 864-870, . (12/23340-9, 13/19997-5, 13/12713-1)
SABO, SABRINA DA SILVA; VITOLO, MICHELE; DOMINGUEZ GONZALEZ, JOSE MANUEL; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. Overview of Lactobacillus plantarum as a promising bacteriocin producer among lactic acid bacteria. Food Research International, v. 64, p. 527-536, . (12/23340-9, 13/19997-5, 13/12713-1)