Busca avançada
Ano de início
Entree

Escala de desenvolvimento mental Griffiths para crianças de 0 a 2 anos: adaptação para a população brasileira

Processo: 14/02606-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Amanda Tragueta Ferreira-Vasques
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Comparação transcultural   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | comparação transcultural | criança | Desenvolvimento Infantil | Linguagem Infantil

Resumo

Os primeiros anos de vida são fundamentais para a predição do desenvolvimento infantil, em suas diversas áreas (motora, social, cognitiva, linguística), uma vez que nesse período o cérebro está em pleno desenvolvimento, considerando-se a plasticidade cerebral. Neste momento, quando diagnosticada alguma alteração, a estimulação adequada irá reduzir as consequências deste atraso promovendo melhor qualidade de vida e desenvolvimento futuro da criança. É indispensável a utilização de instrumentos objetivos, padronizados e normatizados para avaliação do desenvolvimento infantil, o que reduz o risco de resultado falso negativo no diagnóstico. O objetivo do estudo é traduzir, adaptar e normatizar a Escala de Desenvolvimento Mental Griffiths para a população brasileira de 0 a 2 anos. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e aguarda aprovação. Participará uma porcentagem de crianças representativa da população brasileira que será definida após estudo estatístico pertinente. Os participantes serão crianças com desenvolvimento típico, de ambos os sexos, com idade variando entre 0 e 24 meses, recrutadas por meio de banco de leite e maternidade. Os familiares assinarão o Termos de Consentimento livre e esclarecido e posteriormente responderão um protocolo de anamnese, contendo informações sobre a vida pregressa da criança. Os procedimentos utilizados serão aplicação da Observação do Comportamento Comunicativo e o Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. Estes procedimentos serão aplicados para certificar que o participante apresente desenvolvimento típico para sua idade cronológica. Posteriormente será aplicada a Escala de Desenvolvimento Mental Griffiths para crianças de 0 a 2 anos. A análise estatística obedecerá a critérios dos procedimentos de análise de cada instrumento e os dados obtidos durante a anamnese serão descritos com valores de frequência absoluta e relativa. Foi estabelecido contato com o grupo de tutores das Escalas Griffiths em Portugal e recebida a autorização para tradução, adaptação e normatização da Escala na faixa etária de 0 a 2 anos pela Association for Reasearch in Infant and Child Developement que foi fundada pela Dra Ruth Griffiths e é a entidade detentora dos direitos autorais das Escalas Griffiths e responsável pela certificação dos Cursos Griffiths. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-VASQUES, AMANDA TRAGUETA; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA. Avaliação instrumentalizada do desenvolvimento infantil: nova realidade brasileira. CoDAS, v. 30, n. 6, . (14/02606-6)
FERREIRA-VASQUES, AMANDA TRAGUETA; SANTOS, CARLOS FERREIRA; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA. Transcultural adaptation process of the Griffiths-III Mental Development Scale. CHILD CARE HEALTH AND DEVELOPMENT, v. 45, n. 3, p. 403-408, . (14/02606-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta. Escala de desenvolvimento mental de Griffiths para crianças de 0 a 2 anos -  adaptação para a população brasileira. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.