Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação do metabolismo da glicose pelo osso: ações da osteocalcina na resistência à insulina e inflamação em tecidos adiposo e hepático

Processo: 14/10007-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Daniela Tomie Furuya
Beneficiário:Daniela Tomie Furuya
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/18841-1 - Regulação do metabolismo da glicose pelo osso: ações da osteocalcina na resistência à insulina e inflamação em tecidos adiposo e hepático, AP.JP
Assunto(s):Endocrinologia   Osso e ossos   Resistência à insulina   Inflamação   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamação | obesidade | Osso | resistência a insulina | Endocrinologia

Resumo

A osteocalcina (OCN) é uma proteína sintetizada por osteoblastos, cuja importância vai além da manutenção da homeostase óssea. Estudos recentes demostraram que a osteocalcina não carboxilada (uOCN) age como hormônio, com efeitos positivos sobre a secreção de insulina e a sensibilidade à esse hormônio, assim como no metabolismo de gordura, resultando na fascinante descoberta de que o esqueleto é uma glândula endócrina. As bases moleculares da ação da uOCN sobre o metabolismo de glicose é um vasto campo a ser explorado já que muito pouco é conhecido. Considerando que indivíduos obesos apresentam redução dos níveis circulantes de uOCN e que a obesidade é um estado de resistência à insulina e inflamação, o presente projeto tem como objetivo desvendar os mecanismos moleculares da ação de uOCN na resistência à insulina e inflamação em adipócitos e hepatócitos, e em tecido adiposo e fígado de camundongos obesos, focalizando o estudo da possível participação do receptor putativo de OCN (GPRC6A), por meio de silenciamento gênico com RNA de interferência. Ademais, o presente estudo visa investigar a possível secreção de OCN/uOCN por adipócitos e os mecanismos envolvidos na modificação pós-traducional de OCN em osteoblastos e em osso de animais obesos. A investigação sobre o papel do sistema ósseo no contexto da endocrinologia trata-se de um projeto que estabelecerá uma nova linha de pesquisa dentro do instituto em que será realizado o estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUEDES, J. A. C.; ESTEVES, J., V; MORAIS, M. R.; ZORN, T. M.; FURUYA, D. T.. Osteocalcin improves insulin resistance and inflammation in obese mice: Participation of white adipose tissue and bone. BONE, v. 115, p. 15-pg., . (14/10007-5, 13/18841-1, 15/01576-9)
GUEDES, J. A. C.; ESTEVES, V, J.; MORAIS, M. R.; ZORN, T. M.; FURUYA, D. T.. Osteocalcin improves insulin resistance and inflammation in obese mice: Participation of white adipose tissue and bone. BONE, v. 115, n. SI, p. 68-82, . (13/18841-1, 15/01576-9, 14/10007-5)
POLETTO, ANA CLAUDIA; DAVID-SILVA, ALINE; DE MELO YAMAMOTO, ALINE PEDRO; MACHADO, UBIRATAN FABRES; FURUYA, DANIELA TOMIE. Reduced Slc2a4/GLUT4 expression in subcutaneous adipose tissue of monosodium glutamate obese mice is recovered after atorvastatin treatment. DIABETOLOGY & METABOLIC SYNDROME, v. 7, . (13/18841-1, 12/04831-1, 14/10007-5)
GUEDES, J. A. C.; ESTEVES, J. V.; MORAIS, M. R. T.; ZORN, T. M. T.; MACHADO, U. F.; FURUYA, D. T.. MECHANISMS FOR OSTEOCALCIN-IMPROVED INSULIN RESISTANCE. DIABETES TECHNOLOGY & THERAPEUTICS, v. 20, p. 1-pg., . (14/10007-5, 13/18841-1, 12/04831-1, 15/01576-9)