Busca avançada
Ano de início
Entree

REA: desenvolvimento de um protótipo de serious game sobre anatomofisiologia digestória humana

Processo: 14/11044-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silvia Helena Zem-Mascarenhas
Beneficiário:Marcelo Shinyu Mekaro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Tecnologia educacional   Anatomia   Informática médica   Jogos experimentais   Protótipo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Enfermagem | ensino | jogos experimentais | Tecnologia Educacional | informática em saúde

Resumo

O conhecimento das complexas interações anatomofisiológico do corpo humano são fundamentais para o exercício da prática profissional de saúde. Tais conhecimentos subsidiam a construção do conhecimento do futuro enfermeiro, por exemplo, permitindo o reconhecimento morfológico, localização, função, organização de órgãos e sistemas num panorama geral e integrado. Além disso, esse conhecimento prévio possibilita a execução de procedimentos técnico-científicos sem causar riscos ao paciente. Sendo assim, é notável que para assegurar um cuidado seguro e isento de iatrogenias envolve comprometimento de um intrincado sistema, envolvendo a qualidade do processo de ensino aprendizagem dos futuros enfermeiros. Diante deste contexto, o surgimento de novas ferramentas e tecnologias educacionais derivadas dos avanços tecnológicos possibilita a inserção de novos aplicativos e equipamentos no contexto educacional, dentre eles o serious games e o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Frente a estas evidências, objetiva-se através deste estudo conceber um protótipo de jogo experimental nos moldes de um serious game sobre anatomia e fisiologia humana. Por fim, almeja-se que o desenvolvimento destes recursos incentive a criação de outros serious games visando à educação em saúde e o ensino de enfermagem de maneira aberta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, JESSICA DAVID; MEKARO, MARCELO SHINYU; CHENG LU, JENNIFER KAON; OTSUKA, JOICE LEE; MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA. Serious game development as a strategy for health promotion and tackling childhood obesity. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 24, p. 9-pg., . (14/11044-1)
DIAS, JESSICA DAVID; MEKARO, MARCELO SHINYU; CHENG LU, JENNIFER KAON; OTSUKA, JOICE LEE; MONTI FONSECA, LUCIANA MARA; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA. Desenvolvimento de serious game como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (14/11044-1)