Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do nível sérico da progesterona no dia do hCG em relação à taxa de gravidez de pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida

Processo: 14/11655-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Caio Parente Barbosa
Beneficiário:Fernanda Godoy Cabral
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução humana   Gravidez   Progesterona   Técnicas de reprodução assistida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gestação | progesterona | Reprodução Humana Assistida | Ginecologia/Reprodução Humana

Resumo

A busca de preditores do sucesso de tratamentos de reprodução assistida de alta complexidade, como a fertilização in vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática de espermatozoides ("ICSI"), é essencial, uma vez que possibilitaria a transferência embrionária única com a redução dos riscos da gestação múltipla visando a uma taxa de gravidez aceitável. Neste contexto, destaca-se o nível sérico da progesterona em tratamentos de reprodução assistida dosado no dia de aplicação do hormônio coriônico gonadotrófico (HCG). Se o valor for maior que o esperado, pode prejudicar a taxa de gravidez tanto pelo acometimento ovariano, considerando a maturação oocitária, fertilização e clivagem embrionária, quanto pela inadequada decidualização endometrial. O objetivo deste estudo é avaliar o valor de progesterona colhido no dia do HCG que prediz melhores taxas de gravidez, além de caracterizar o perfil epidemiológico do grupo estudado. Esta informação carece de estudos em uma população com grande miscigenação étnica como a brasileira, contribuindo no processo de priorizar a transferência embrionária única com uma adequada taxa de gravidez. O estudo será prospectivo observacional realizado no Centro de Reprodução Humana e Genética da Faculdade de Medicina do ABC a partir do ano de 2014. Um mil e duzentas mulheres serão avaliadas em três grupos conforme antecedente de tratamento de alta complexidade: grupo I, nenhum tratamento anterior; grupo II, falha anterior em uma tentativa, e grupo III se duas ou mais falhas anteriores. Os fatores de infertilidade considerados em cada grupo serão masculinos, ovulatórios, endometriose e ambos, quando se identificar no casal um fator feminino e masculino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATO DE OLIVEIRA; FERNANDA GODOY CABRAL; WALDEMAR DE ALMEIDA PEREIRA CARVALHO; EMERSON BARCHI CORDTS; BIANCA BIANCO; CAIO PARENTE BARBOSA. Valor da progesterona no dia do hCG em relação à taxa de gravidez de pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida. Einstein (São Paulo), v. 15, n. 3, p. 273-277, . (14/11655-0)