Busca avançada
Ano de início
Entree

Sucesso escolar de meninos: relação com a escola e negociações entre pares

Processo: 14/11899-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marilia Pinto de Carvalho
Beneficiário:Cinthia Torres Toledo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Meninos   Relações de gênero   Rendimento escolar   Masculinidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho escolar | Masculinidades | Relações de gênero | Sociologia da educação | Sociologia da Educação

Resumo

Indicadores educacionais brasileiros, como a média de anos de estudo e taxas de evasão, demonstram que os meninos possuem maiores probabilidades de construir uma vida escolar mais conturbada, marcada por reprovações e interrupções. Admitindo essas diferenças como ponto de partida, diversas pesquisas têm considerado as relações de gênero, a partir de discussões sobre masculinidades, em pesquisas que buscam compreender o desempenho escolar inferior dos meninos. Pretendemos, entretanto, estudar as possíveis relações entre masculinidades e desempenho escolar por meio de uma pesquisa sobre sucesso escolar de meninos, uma vez que pesquisas anteriores têm sinalizado para a existência de um significativo grupo de meninos avaliados positivamente por suas professoras. Admitindo, portanto, a existência de meninos considerados bons alunos e adotando como pressuposto teórico a noção de que as crianças também constroem ativamente suas masculinidades entre seus grupos de pares, buscaremos analisar a relação de meninos avaliados como excelentes alunos por suas professoras com as demais crianças, de modo a tentar compreender como articulam configurações de práticas de masculinidades com desempenhos considerados positivos. Para isto, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante e entrevistas semi-estruturadas com alunos e professoras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINTHIA TORRES TOLEDO; MARÍLIA PINTO DE CARVALHO. Masculinidades e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares. Cad. Pesqui., v. 48, n. 169, p. 1002-1023, . (14/11899-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLEDO, Cinthia Torres. Ser menino e \bom aluno\: masculinidades e desempenho escolar. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.