Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de polimorfismos em genes relacionados à angiogênese na suscetibilidade ao Linfoma de Hodgkin

Processo: 14/24894-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Gustavo Jacob Lourenço
Beneficiário:Bruna de Albuquerque Murbach
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Doença de Hodgkin   Polimorfismo genético   Angiogênese   Suscetibilidade   Fatores de crescimento do endotélio vascular   Prognóstico   Regressão logística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiogenese | Linfoma de Hodgkin | Polimorfismos | Vegf | Vegfr2 | Cancerologia

Resumo

A dependência e o prognóstico do linfoma de Hodgkin (LH) na angiogênese (AG), caracterizada pela hiperexpressão dos genes do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) e do receptor número dois do VEGF (VEGFR2), foi descrita recentemente. Entretanto, habilidades herdadas distintas para formar vasos, associadas a polimorfismos gênicos, podem influenciar a produção do VEGF e o potencial de ligação desse fator ao seu receptor. Frente ao exposto, o objetivo deste estudo é o de avaliar os papéis dos polimorfismos c.-2055A>G (rs699947) e c.-614A>G (rs1570360) do gene VEGF e c.-906T>C (rs2071559) e c.889G>A (rs2305948) do gene VEGFR2 na ocorrência do LH clássico (LHc), bem como em suas manifestações clínicas e na sobrevida dos pacientes. Serão avaliados 120 pacientes com LHc e 120 controles, pareados aos pacientes por idade, sexo e cor da pele, atendidos no HEMOCENTRO da UNICAMP. Os genótipos dos referidos polimorfismos serão identificados por meio da reação em cadeia da polimerase em tempo real, utilizando o sistema TaqMan®. O significado estatístico das diferenças entre os grupos será calculado por meio dos testes de Fisher ou Ç2 e pela regressão logística múltipla. As determinações dos riscos de ocorrência do LHc, a que pacientes e controles foram submetidos, serão obtidas por meio das razoes das chances e calculadas considerando um intervalo de confiança de 95%. Os tempos de sobrevida livre de doença e de sobrevida global serão estimados por meio da curva de Kaplan-Meier e a comparação entre as curvas será realizada por meio do teste de log rank. O fator prognóstico de cada variável será avaliado por meio das análises univariada e multivariada de Cox. Acreditamos que os resultados deste estudo poderão contribuir para o melhor entendimento da etiologia e fisiopatologia do LHc e, para a identificação de grupo de indivíduos com alto risco para a doença, que mereçam receber atenção especial para sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURBACH, BRUNA DE A.; DELAMAIN, MARCIA T.; DANIEL, VANESSA; DE SOUZA, CARMINO A.; LIMA, CARMEN S. P.; LOURENCO, GUSTAVO J.. Association between polymorphisms in angiogenesis-related genes and the prognosis of classical Hodgkin lymphoma. British Journal of Haematology, v. 185, n. 2, p. 366-370, . (14/24894-3)