Busca avançada
Ano de início
Entree

Significado e reprodutibilidade das alterações citológicas cérvico-vaginais após tratamento com radioterapia pélvica para câncer de colo uterino

Processo: 15/19964-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ricardo dos Reis
Beneficiário:Fernanda Aires Lucena
Instituição Sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodutibilidade   Citopatologia   Colo uterino   Radioterapia   Citologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citologia cérvico-vaginal | Citopatologia | colo uterino | intra-observador | Radioterapia | reprodutibilidade | Ginecologia Oncológica

Resumo

A radioterapia é um procedimento necessário e frequentemente utilizado no tratamento do câncer ginecológico. Entretanto, esta pode apresentar alguns efeitos adversos sobre o epitélio escamoso cérvico-vaginal após doses terapêuticas máximas. No seguimento das pacientes tratadas por câncer ginecológico, o citopatológico cérvico-vaginal é usado como uma ferramenta na avaliação de uma possível recidiva vaginal. A literatura atual demonstra que algumas alterações no exame de citopatológico que mimetizam alterações pré-neoplásicas ou neoplásicas no epitélio escamoso muitas vezes são devido ao efeito radioterápico neste epitélio (alterações actíncas) e não alterações neoplásicas propriamente ditas. Este projeto busca avaliar o real significado de alterações citológicas em pacientes que receberam radioterapia pélvica e identificar a quantidade de modificações epiteliais devidas ao efeito da radioterapia, ou a possibilidade de recorrência do tumor ou uma nova lesão genital maligna. Haverá avaliação da frequência das alterações em células escamosas, relação das mesmas com os tipos de radioterapia, idade e tipo de tumor, além da relação com tempo após o término da radioterapia. Também avaliaremos o desempenho e reprodutibilidade intra-observador de exames de citopatologia em pacientes que receberam radioterapia pélvica para neoplasia de colo uterino. O estudo será metodológico de avaliação do significado e reprodutibilidade, de coletas retrospectivas, com uma amostra de pacientes tratadas com radioterapia pélvica e que apresentaram alterações no citopatológico cérvico-vaginal e uma amostra de pacientes com radioterapia sem alterações citológicas. Será avaliada a propedêutica diagnóstica nestes casos através de exame ginecológico, exame de colposcopia, e anatomo-patológico das alterações evidenciadas e também tratamentos ginecológicos posteriores. A aluna se propõe a acompanhar algumas avaliações diagnósticas, como acompanhamento da leitura e análise das lâminas de citopatológico e anatomo-patológico, e também acompanhamento do exame de colposcopia, com o intuito de compreender e aprender como é realizado o processo diagnóstico destas pacientes. O projeto será enviado para aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos (CEP) e terá sua duração de 12 meses a partir da aprovação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCENA, FERNANDA A.; COSTA, RICARDO F. A.; STEIN, MAIRA D.; ANDRADE, CARLOS E. M. C.; CINTRA, GEORGIA F.; VIEIRA, MARCELO A.; DUFLOTH, ROZANY M.; FREGNANI, JOSE HUMBERTO T. G.; DOS REIS, RICARDO. Pelvic radiotherapy for cervical cancer affects importantly the reproducibility of cytological alterations evaluation. BMC CLINICAL PATHOLOGY, v. 18, . (15/19964-5)