Busca avançada
Ano de início
Entree

Para além da representação: conexões entre Educação e estudos de cinema e vídeo experimentais.

Processo: 15/25656-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 21 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Beneficiário:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Pesquisador Anfitrião: Pasi Valiaho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Goldsmiths, University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Cinema experimental   Filosofia da diferença
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema experimental | filosofia da diferença | Teorias de Currículo | educação e estudos audiovisuais

Resumo

Este projeto refere-se a estágio de pesquisa no exterior, a ser desenvolvido no Departamento de Mídia e Comunicação, do Goldsmiths College, Universidade de Londres, sob supervisão do Professor Pasi Väliaho. Nele, buscam-se aproximações entre educação e as teorizações de Gilles Deleuze e demais filósofos pela via das visualidades, a fim de compreender os múltiplos sentidos derivados especialmente da relação entre a classificação da educação como produção científica ou estético-artística e filosófica. A teorização é construída dentro do campo dos conceitos de Gilles Deleuze e demais filósofos, questionando o poder da representação, por sua vinculação com a verdade e a identidade, a partir de férteis, instigantes e potencialmente originais intercessões com o campo de estudos audiovisuais, especialmente as produções artísticas em vídeo e cinema experimentais, que configurarão um conjunto de materiais a serem analisados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES DE AMORIM, ANTONIO CARLOS; SCOTT, DAVID. Learning and the Rhizome: Reconceptualisation in the Qualitative Research Process. MAGIS-REVISTA INTERNACIONAL DE INVESTIGACION EN EDUCACION, v. 11, n. 22, p. 125-136, . (15/25656-1)