Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção do ambiente, dependência, suporte social e outras variáveis de interesse associadas à prática de atividade física em idosos

Processo: 16/14983-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Edson Zangiacomi Martinez
Beneficiário:Natalia Akemi Yamada Terada
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade motora   Atividade física   Idosos   Meio ambiente   Percepção ambiental   Atenção primária à saúde   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade motora | dependência | idoso | Meio Ambiente | Epidemiologia

Resumo

Objetivos: O objetivo principal do estudo é avaliar a associação da percepção do ambiente, do suporte social, da dependência na realização de atividades de vida diária e de variáveis sociodemográficas e comportamentais com a prática de atividades físicas em uma amostra representativa de usuários dos serviços de atenção primária à saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo. Métodos: Como instrumentos de medida serão utilizados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), a versão adaptada da Escala de Percepção da Adequabilidade para Caminhar (NEWS), a Escala de Suporte Social de MOS e o Questionário de atividades funcionais de Pfeffer (FAQ), além de um questionário sociodemográfico. O objetivo do estudo será respondido por meio de um estudo transversal. A amostra será composta por indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos moradores do município de Ribeirão Preto - SP, usuários dos serviços de atenção primária à saúde. O município é dividido em cinco distritos de saúde, Norte, Oeste, Central, Sul e Leste. Em cada um destes distritos é localizada uma Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS), que é a referência para algumas especialidades médicas naquela região, nas quais será realizada a coleta de dados. O tamanho amostral calculado foi de 357 participantes, sendo determinado considerando uma amostragem aleatória estratificada. A associação da percepção do ambiente, do suporte social, da dependência na realização de atividades de vida diária e de variáveis sociodemográficas e comportamentais com a prática de atividades físicas, deverá utilizar modelos de regressão linear. A análise estatística deverá utilizar o programa SAS versão 9.3. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRIANE LUCINDO ZUCOLOTO; SCARLET FEITOSA SANTOS; NATALIA AKEMI YAMADA TERADA; EDSON ZANGIACOMI MARTINEZ. Validade de construto da versão brasileira do Medical Outcomes Study Social Support Survey (MOS-SSS) em uma amostra de idosos usuários de atenção primária. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 41, n. 4, p. 340-347, . (16/14983-4)