Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro de Pesquisa em Bem-estar e Comportamento Humano

Processo: 17/00738-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Acordo de Cooperação: Natura
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Tanja Stefanie Helga Wingenbach
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50282-5 - Positive psychology and neuroscience: translational research to promote well-being and emotional regulation, AP.PCPE
Assunto(s):Emoções
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emoções | gratidão | Interação social | Jogos econômicos | Tomada de Decisões | toque humano | Neurociência Social

Resumo

O sistema de neurônios-espelho (SNE) consiste em uma rede neuronal ativada durante a execução mas também a observação de certas ações motoras, e acredita-se que auxilie a compreensão das ações, intenções e emoções que observamos nos outros. Porém, o funcionamento do SNE em fases muito precoces do desenvolvimento humano permanece pouco explorado. Dois estudos preliminares ofereceram as primeiras evidências da ativação deste sistema entre os 6 e 12 meses de vida. No entanto, e apesar da sua importância para o desenvolvimento neurocognitivo, permanece por explorar a possibilidade de ativação deste sistema antes dos 6 meses, bem como acompanhar a sua trajetória de funcionamento ao longo do primeiro ano de vida. Além disso, importa testar a relação entre estes indicadores e o desenvolvimento sócio-cognitivo precoce. Para o efeito, os padrões de processamento neuronal de ações motoras (via fNIRS) serão testados em 20 bebês com desenvolvimento típico, avaliados em três momentos - 4, 6 e 8 meses de idade. Adicionalmente, e considerando a hipótese de envolvimento do SNE no desenvolvimento de competências sócio-cognitivas precoces, será estudada a relação entre os padrões de ativação neuronal encontrados e o desempenho em uma tarefa de atenção compartilhada aos 8 meses. Assim, o presente estudo pretende ampliar o conhecimento atual sobre o funcionamento muito precoce do SNE e suas implicações no desenvolvimento sócio-cognitivo ao longo do primeiro ano de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COMFORT, WILLIAM EDGAR; DE ANDRADE, BIANCA NUNES; WINGENBACH, TANJA S. H.; CAUSEUR, DAVID; BOGGIO, PAULO SERGIO. Implicit Responses in the Judgment of Attractiveness in Faces With Differing Levels of Makeup. PSYCHOLOGY OF AESTHETICS CREATIVITY AND THE ARTS, . (17/12752-8, 17/10501-8, 19/16717-8, 17/00738-0, 14/50282-5)
WINGENBACH, TANJA S. H.; RIBEIRO, BEATRIZ; NAKAO, CAROLINE; GRUBER, JUNE; BOGGIO, PAULO S.. Evaluations of Affective Stimuli Modulated by Another Person's Presence and Affiliative Touch. EMOTION, v. 21, n. 2, p. 360-375, . (16/19167-0, 14/50282-5, 17/10501-8, 16/19277-0, 17/00738-0)
WINGENBACH, TANJA S. H.; RIBEIRO, BEATRIZ; NAKAO, CAROLINE; BOGGIO, PAULO S.. Modulation of facial muscle responses by another person's presence and affiliative touch during affective image viewing. COGNITION & EMOTION, v. N/A, p. 12-pg., . (17/00738-0, 16/19167-0, 14/50282-5, 16/19277-0, 17/10501-8)
BOGGIO, PAULO SERGIO; ALEM GIGLIO, ANA CAROLINA; NAKAO, CAROLINE KIMIE; HELGA WINGENBACH, TANJA STEFANIE; MARQUES, LUCAS MURRINS; KOLLER, SILVIA; GRUBER, JUNE. Writing about gratitude increases emotion-regulation efficacy. JOURNAL OF POSITIVE PSYCHOLOGY, v. 15, n. 6, p. 12-pg., . (16/19167-0, 17/06136-2, 17/00738-0)
BOGGIO, PAULO SERGIO; ALEM GIGLIO, ANA CAROLINA; NAKAO, CAROLINE KIMIE; HELGA WINGENBACH, TANJA STEFANIE; MARQUES, LUCAS MURRINS; KOLLER, SILVIA; GRUBER, JUNE. Writing about gratitude increases emotion-regulation efficacy. JOURNAL OF POSITIVE PSYCHOLOGY, . (17/00738-0, 17/06136-2, 16/19167-0)
WINGENBACH, TANJA S. H.; MORELLO, LETICIA Y.; HACK, ANA L.; BOGGIO, PAULO S.. Development and Validation of Verbal Emotion Vignettes in Portuguese, English, and German. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . (17/10501-8, 14/50282-5, 16/19277-0, 17/00738-0, 16/19167-0)
WINGENBACH, TANJA S. H.; ZANA, YOSSI. Playing Pokemon Go: Increased Life Satisfaction Through More (Positive) Social Interactions. FRONTIERS IN SPORTS AND ACTIVE LIVING, v. 4, p. 10-pg., . (17/00738-0)