Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem do processamento auditivo central em escolares on line: desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 17/03317-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Nádia Giulian de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Processamento auditivo central   Avaliação audiológica   Crianças   Ensino fundamental   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | estudantes | Testes auditivos | triagem | Audiologia

Resumo

A influência das habilidades auditivas no desempenho escolar reflete a necessidade de uma triagem auditiva em escolares, para isso há necessidade de instrumento rápido que avalie de forma eficaz as principais habilidades auditivas, que garanta uma adequada seleção dos indivíduos que devem ser encaminhados para serviços de diagnóstico, diminuindo encaminhamentos desnecessários. O presente projeto tem como objetivo analisar os resultados obtidos em um programa on line de triagem das habilidades auditivas, aplicado em escolares de seis a oito anos, e comparar com o desempenho escolar e com o desempenho em procedimentos de diagnóstico do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). Inicialmente será realizado um estudo piloto no qual a triagem será aplicada em 15 crianças entre seis e oito anos para análise da necessidade de ajustes na ferramenta de triagem. O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consistirá na triagem dos escolares em uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campinas-SP, realizada por um programa de triagem on line constituído por questionários e testes que avaliam as habilidades de resolução temporal, ordenação temporal, figura-fundo, fechamento auditivo e localização sonora. Na segunda etapa, as crianças serão avaliadas no Laboratório de Audiologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Gabriel Porto (CEPRE/FCM/UNICAMP), por meio da avaliação audiológica básica e avaliação comportamental do processamento auditivo central. Os resultados serão analisados por profissional da área da estatística. Espera-se que o programa de triagem das habilidades auditivas possa identificar os estudantes com risco para o DPA, colaborando para uma rápida intervenção e reabilitação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NÁDIA GIULIAN DE CARVALHO; MARIA ISABEL RAMOS DO AMARAL; MARIA FRANCISCA COLELLA-SANTOS. AudBility: programa online para triagem do processamento auditivo central em escolares de 6 a 8 anos. CoDAS, v. 35, n. 6, . (17/03317-6)
DE CARVALHO, NADIA GIULIAN; RAMOS DO AMARAL, MARIA ISABEL; DE BARROS, VINICIUS ZUFFO; COLELLA DOS SANTOS, MARIA FRANCISCA. Masking Level Difference: Performance of School Children Aged 7-12 Years. JOURNAL OF AUDIOLOGY AND OTOLOGY, v. 25, n. 2, p. 65-71, . (17/03317-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Nádia Giulian de. Triagem do processamento auditivo central em escolares on-line: desempenho de escolares nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.