Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodegradação dos pesticidas bifentrina e fipronil utilizados na cultura da laranja por bactérias

Processo: 17/24429-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andre Luiz Meleiro Porto
Beneficiário:Juliana Galan Viana
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biocatálise   Biodegradação   Cromatografia líquida de alta pressão   Bactérias   Micro-organismos   Agrotóxicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bactérias | biodegradação | Hplc | microrganismos | Pesticidas | Biocatálise, Biotransformação e Biodegradação

Resumo

No Brasil a citricultura tem uma grande importância na economia do país, só na safra 2015/2016 as exportações brasileiras de suco de laranja concentrado somaram 1.080.938 toneladas. Neste contexto o uso de defensivos agrícolas na cultura da laranja se destaca, pois em 2016 o setor de defensivos agrícolas atingiu US$ 9,56 bilhões nas vendas no Brasil. Embora os pesticidas reduzam o impacto das pragas invasoras eles causam sérios problemas ambientais. Os defensivos agrícolas Bifentrina e Fipronil são amplamente utilizados na agricultura, principalmente na cultura da laranja. A Bifentrina é classificada como piretróide e é aplicada como formicida, apresentando pouca toxicidade ao homem (dose de referência aguda de 0,328 mg/ kg/ dia), mas ao ambiente apresenta-se como um produto altamente tóxico. O Fipronil é classificado como pirazol e é um formicida, apresentando-se como pouco tóxico ao homem (dose de referência aguda de 2,0 x 10-4 mg/ kg de peso corporal/ dia), mas altamente tóxico ao ambiente também. Diante disso, um estudo abrangendo a biodegradação desses defensivos agrícolas se mostra relevante, pois na biodegradação os microrganismos como as bactérias, por exemplo, são capazes de metabolizar poluentes orgânicos em produtos que podem não ser tóxicos, trazendo benefícios tanto do ponto de vista agrícola quanto ambiental. Este trabalho visa o estudo da biodegradação dos defensivos agrícolas Bifentrina e Fipronil utilizados na cultura da laranja por bactérias. As reações serão analisadas por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) a partir do monitoramento da banda cromatográfica referente aos pesticidas. Posteriormente, se possível, serão propostas as rotas de biodegradação dos pesticidas em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, JULIANA GALAN; BIROLLI, WILLIAN GARCIA; PORTO, ANDRE LUIZ MELEIRO. Biodegradation of the Pesticides Bifenthrin and Fipronil by Bacillus Isolated from Orange Leaves. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. N/A, p. 16-pg., . (17/24429-7, 14/18257-0, 17/19721-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANA, Juliana Galan. Biodegradação dos pesticidas Bifentrina e Fipronil por bactérias do gênero Bacillus isoladas da cultura da laranja. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.