Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de bactérias em solos de plantio de cana-de-açúcar visando a obtenção de cepas com eficiência na degradação do herbicida diuron e avaliação da toxicidade dos metabólitos em peixes

Processo: 11/50885-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Eleni Gomes
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/23977-7 - Bioprospecção de bactérias em solos de plantação de cana-de-açúcar visando a obtenção de cepas com eficiência na degradação do herbicida diuron e avaliação da toxidade dos metabólitos em peixes, BP.TT
Assunto(s):Biorremediação  Herbicidas  Bactérias  Metabólitos 

Resumo

A preservação da microbiota é considerada um requerimento fundamental para a manutenção da qualidade de solo, no entanto, tem-se comprovado que as práticas de manejo, associadas à intensificação da agricultura, como a utilização de pesticidas, têm alterado expressivamente a sua funcionalidade. Para minimizar a presença desses compostos xenobióticos no meio, tem se sugerido técnicas de biorremediação que utiliza a atividade de micro-organismos para eliminação ou redução desses poluentes. O ataque de compostos aromáticos e clorados por micro-organismos ou por suas enzimas livres no meio, podem levar ao desejável processo de biodegradação, originando derivados quimicamente mais simples e menos tóxicos até a mineralização total do composto. O presente trabalho tem por objetivo estudar o potencial de degradação do herbicida diuron por bactérias isoladas de solo de cultivo de cana de açúcar com histórico de aplicação desse herbicida e comparar a capacidade desses micro-organismos de degradar esse composto, em culturas puras ou em consórcio com outros isolados. Serão coletadas amostras de solos de cultura de cana-de-açúcar em diferentes etapas do cultivo, das quais serão isoladas bactérias mesofílicas. Essas culturas serão posteriormente estudadas para a degradação de diuron em fermentação submersa e em microcosmos. Esse último será baseado em crescimento bacteriano em solo estéril contendo diuron. O processo de biotransformação/degradação do herbicida será acompanhado por quantificação do composto original remanescente após o crescimento microbiano, assim como, buscando-se identificar e quantificar os metabólitos derivados utilizando técnicas de HPLC-MS. Ainda, será avaliada a toxicidade dos metabólitos gerados em peixes, com o intuito de se verificar se são menos ou mais tóxicos do que o diuron. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EGEA, TASSIA C.; DA SILVA, ROBERTO; BOSCOLO, MAURICIO; RIGONATO, JANAINA; MONTEIRO, DIEGO A.; GRUNIG, DANILO; DA SILVA, HUMBERTO; VAN DER WIELEN, FRANS; HELMUS, RICK; PARSONS, JOHN R.; GOMES, ELENI. Diuron degradation by bacteria from soil of sugarcane crops. HELIYON, v. 3, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 6.
PERISSINI-LOPES, BRUNA; EGEA, TASSIA CHIACHIO; MONTEIRO, DIEGO ALVES; VICI, ANA CLAUDIA; HUMBERTO DA SILVA, DANILO GRIINIG; DE OLIVEIRA LISBOA, DANIELA CORREA; DE ALMEIDA, EDUARDO ALVES; PARSONS, JOHN ROBERT; DA SILVA, ROBERTO; GOMES, ELENI. Evaluation of Diuron Tolerance and Biotransformation by Fungi from a Sugar Cane Plantation Sandy-Loam Soil. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 64, n. 49, p. 9268-9275, DEC 14 2016. Citações Web of Science: 2.
ARAKAKI, R. L.; MONTEIRO, D. A.; BOSCOLO, M.; DASILVA, R.; GOMES, E. Halotolerance, ligninase production and herbicide degradation ability of basidiomycetes strains. Brazilian Journal of Microbiology, v. 44, n. 4, p. 1207-1214, OCT-DEC 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.