Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estabilidade oxidativa para a qualidade de biocombustível

Processo: 17/25340-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Gabas
Beneficiário:Igor Gomes Vidigal
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gordura | modelagem estocastica | óleo | Perfil olfativo | rancidez | Resíduo | Engenharia ambiental

Resumo

A reutilização de óleos e gorduras vegetais residuais (OGR) de processos de fritura de alimentos tem sido utilizado como uma boa alternativa para a produção de biocombustível, uma vez que aproveita o óleo vegetal como matéria-prima para essa produção, após a sua utilização na cadeia alimentar, agregando valor a esse resíduo e diminuindo o impacto causado ao meio ambiente. Esse projeto visa desenvolver uma metodologia de avaliação da estabilidade oxidativa durante a estocagem de biodiesel produzido a partir de óleo e gordura residual (OGR) proveniente da fritura de alimentos. A estabilidade oxidativa será correlacionada com a qualidade do produto final através do perfil olfativo e de acordo com as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O nariz eletrônico será utilizado como instrumento de medida alternativa para a determinação de características importantes no processo, além das técnicas de análise multivariada para a interpretação dos resultados a serem obtidos. Esta pesquisa permitirá o desenvolvimento de uma nova metodologia de análise que garantirá a qualidade final e estocagem de um biocombustível de grande importância para o país, com considerável redução do tempo e sem a necessidade de se utilizar equipamentos sofisticados e de alto custo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDIGAL, IGOR G.; SIQUEIRA, ADRIANO F.; MELO, MARIANA P.; GIORDANI, DOMINGOS S.; DA SILVA, MARIA L. C. P.; CAVALCANTI, EDUARDO H. S.; FERREIRA, ANA L. G.. Applications of an electronic nose in the prediction of oxidative stability of stored biodiesel derived from soybean and waste cooking oil. FUEL, v. 284, . (18/16156-3, 17/25340-0)
VIDIGAL, IGOR GOMES; DE MELO, MARIANA PEREIRA; SIQUEIRA, ADRIANO FRANCISCO; GIORDANI, DOMINGOS SAVIO; ROMAO, ERICA LEONOR; DOS SANTOS, EDUARDO FERRO; FERREIRA, ANA LUCIA GABAS. A systematic bibliometric analysis of studies dealing with fuel-related e-nose applications. SENSOR REVIEW, v. 43, n. 1, p. 16-pg., . (18/16156-3, 17/25340-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDIGAL, Igor Gomes. Estudo da estabilidade oxidativa do biodiesel para a qualidade do biocombustível. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena (EEL/ASDI) Lorena.