Busca avançada
Ano de início
Entree

Amostragem e análise de Aegla castro Schmitt, 1942

Processo: 18/04740-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Leão Castilho
Beneficiário:Milena Regina Wolf
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/20177-0 - O ANOMÚRO Aegla castro SCHMITTI, 1942 (PLEOCYEMATA: AEGLIDAE) DAS BACIAS DO PARANAPANEMA E TIBAGI. UM TÁXON AMPLAMENTE DISTRIBUÍDO OU UM COMPLEXO DE ESPÉCIES CRÍPTICAS?, AP.R
Assunto(s):Citometria de fluxo   Isótopos estáveis   Aeglidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeglidae | Citometria de fluxo | isotopos estáveis | Crustáceos decápodos

Resumo

De 01 de maio de 2017 a 30 de abril de 2019 serão realizadas coletas dos espécimes de Aegla castro Schmitt, 1942 assim como o acondicionamento desses animais para futuras análises laboratoriais. As coletas serão realizadas nos estados do Paraná e São Paulo para atender os objetivos propostos no projeto principal Fapesp (2016/20177-0): "O anomúro Aegla castro Schmitt, 1942 (Pleocyemata: Aeglidae) das bacias do Paranapanema e Tibagi. Um táxon amplamente distribuído ou um complexo de espécies crípticas?". A participação de um técnico no projeto citado visa além do auxílio com o material amostrado, a capacitação do profissional nas áreas abrangidas durante o projeto: espermiotaxonomia, citometria de fluxo e isótopos estáveis. A capacitação visa: (1) Acondicionar material biológico no campo para as análises laboratoriais de espermiotaxonomia, citometria de fluxo e isótopos estáveis; (2) Organizar todos os protocolos de execução laboratorial, processar o material biológico nos laboratórios; (3) Processar o material biológico nos laboratórios, fiscalizando se toda rotina executada no treinamento da equipe está sendo comprida para manter a fidedignidade dos resultados obtidos; (4) Transferir os resultados adquiridos às planilhas de Excel ou softwares estatísticos convenientes as respectivas análises. A presença de um bolsista TT3 será muito útil para que os objetivos do projeto principal sejam realizados, uma vez que serão diferentes análises, protocolos e laboratórios a serem visitados, portanto é necessária uma pessoa responsável para organizar e direcionar as ações que serão tomadas. Esse bolsista ficara apenas dedicado aos resultados desse projeto e, portanto, otimizará todo o esforço empregado o que facilitará na obtenção dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WOLF, MILENA R.; TUDGE, CHRISTOPHER C.; BUENO, SERGIO L. S.; ZARA, FERNANDO J.; CASTILHO, ANTONIO L.. The ultrastructure of spermatozoa of two species of Aegla (A. parana and A. quilombola) (Crustacea, Decapoda) endemic to Brazil. ARTHROPOD STRUCTURE & DEVELOPMENT, v. 74, p. 11-pg., . (18/13685-5, 18/04740-2, 16/20177-0)