Busca avançada
Ano de início
Entree

A sobrevivência da reflexão de Aby Warburg: elementos para um estudo sobre a fruição da imagem em contextos digitais

Processo: 18/06565-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Massimo Di Felice
Beneficiário:Eli Borges Júnior
Supervisor: Georges Didi-Huberman
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:16/03588-7 - Entre uma estética e uma ética dos algoritmos: apresentação da Teoria da Forma Algorítmica (Fruição - Imagem - Ação), BP.DR
Assunto(s):Comunicação digital   Redes digitais   Tecnologias digitais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação em rede | Comunicação digital | fruição em rede | Redes digitais | tecnologias digitais | Warburg | Tecnologias da Comunicação e Redes Interativas

Resumo

Este projeto de estágio no exterior pretende aprofundar a pesquisa de doutorado já aprovada pela FAPESP e iniciada em 2016, a qual tem como objetivo fundamental refletir sobre as possibilidades de surgimento de novas modalidades de fruição estética em interação com as tecnologias digitais. Sob a hipótese de que o digital precipitaria um tipo específico de fruição que privilegiaria a esfera da sensação à da razão (como descrevemos na primeira parte da pesquisa), partiremos da reflexão de Aby Warburg, sobretudo suas noções de Pathosformel e Nachleben, as quais, revisitadas e por nós atualizadas no âmbito do digital, serão uma das bases para a elaboração da segunda parte de nossa pesquisa. Considerado na Alemanha como o primeiro cientista das mídias avant la lettre, Warburg oferece-nos, pela interdisciplinaridade de sua visão, uma fértil alternativa teórico-metodológica de abordagem da questão da imagem e da fruição, rarefazendo as fronteiras entre a teoria das mídias e a história da arte. Sob a tarefa de revisitar a sua reflexão, identificando suas contribuições para o campo da comunicação e articulando-a a autores contemporâneos, contaremos com a orientação do Prof. Georges Didi-Huberman. Pretendemos, com ele, realizar um aprofundamento bibliográfico (sobretudo de fontes não disponíveis no Brasil) e o estudo de obras artísticas (previstas em nosso projeto inicial), os quais nos permitam identificar como o digital e suas "émotions médiatisées" (Didi-Huberman) parecem alterar a relação entre espectador e obra, como articulam imagem, sensibilização, elementos gestuais e participação, e em que medida isso resultaria em distintas formas de ação estética/política. Tudo isso visando o objetivo final de nossa pesquisa no Brasil, a saber, o de formular uma teoria sobre a fruição estética em contextos digitais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES JUNIOR, ELI. WHAT IS THE POST-TRUTH? Elements for a critique of the concept. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH, v. 15, n. 3, p. 496-513, . (18/06565-3, 16/03588-7)