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Dialogando com crianças sobre saúde mental e contra-turno escolar: um estudo participativo

Processo: 18/23485-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Barboza Cid
Beneficiário:Paula Maria Cervelino
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Crianças   Cotidiano escolar   Aprendizagem escolar   Planejamento participativo   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contexto Escolar | crianças | Pesquisa participativa | saúde mental infantil | saúde mental

Resumo

Considerando que a produção de conhecimento por meio de estratégias mais democráticas e participativas vão ao encontro do que é preconizado no processo de atenção e promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, na medida em que favorece os processos de cidadania e participação social, e, levando-se em conta, também, que investigações que possam favorecer o diálogo entre saúde mental infantil e contexto escolar, por meio de processos participativos podem subsidiar reflexões que desemboquem em ações que de fato protejam crianças e adolescentes, o presente estudo tem o objetivo de compreender, junto a crianças de 8 a 10 anos sobre suas percepções a respeito dos fatores presentes no contexto de uma instituição de contra-turno escolar que favorecem sua própria saúde mental. Serão participantes, um grupo de no máximo 30 crianças, vinculadas a uma instituição de contra-turno escolar localizada em uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo, com as quais pretende-se explorar a temática-foco, por meio de procedimentos a serem definidos com as próprias crianças participantes, de forma coletiva, no processo da pesquisa. Os produtos gerados a partir do procedimento de produção de dados serão analisados com as crianças participantes do estudo e, posteriormente, para produção do relatório final da presente pesquisa, os resultados obtidos no estudo serão discutidos por meio de uma articulação teórica entre saúde mental infanto-juvenil e pesquisa participativa com crianças. De forma geral, espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para o avanço do conhecimento produzido sobre investigação inclusiva e metodologias participativas, tendo como foco, crianças, saúde mental e contexto de contra-turno escolar.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA MELO MARTINS; PAULA MARIA CERVELINO; MARIA FERNANDA BARBOZA CID. “O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental?” – o olhar de crianças que frequentam um projeto de contraturno escolar. Pro-Posições, v. 33, . (18/23485-3)