Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da prevalência de COVID-19 em indivíduos sobrepeso e obesos do HUSF

Processo: 20/08852-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Raquel de Cássia dos Santos
Beneficiário:Giovanna Uliana Rodrigues
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Pandemias   Infecções por Coronavirus   SARS-CoV-2   COVID-19   Comorbidade   Obesidade   Sobrepeso   Fatores de risco   Prevalência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Humanos | obesidade | Prevalência | Obesidade e Comorbidades

Resumo

A obesidade é definida como acúmulo excessivo de gordura que seja capaz de gerar risco à saúde, ela está intimamente relacionada com o desenvolvimento de comorbidades como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e diversos cânceres. São encontradas nestes indivíduos alterações metabólicas periféricas, como estado inflamatório crônico, hiperleptinemia, hiperglicemia, imunodepressão, hipercoagulabilidade e expressão acentuada do sistema renina angiotensina aldosterona. A COVID-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, um betacoronavírus de RNA simples primeiramente identificado em dezembro de 2019 na China, desde então vem atingindo diversos países, sendo decretado pandemia pelo mesmo em março de 2020. Estudos demonstram que a fisiopatologia do novo vírus incluem, dentre outros fatores, a afinidade pelos receptores da enzima conversora de angiotensina 2, tempestade de citocinas e hipercoagulabilidade sistêmica. De acordo com a Federação Mundial de Obesidade "comorbidades relacionadas à obesidade parecem piorar os efeitos da COVID-19", e estudos recentes demonstram que as alterações mecânicas e principalmente metabólicas da obesidade podem contribuir para a exacerbação da doença em indivíduos obesos positivos para SARS-CoV-2. Porém, mais estudos são necessários para certificar a obesidade e suas comorbidades como fator de risco isolado para COVID-19, desta forma, nesse projeto visamos analisar a prevalência de COVID-19 em indivíduos com sobrepeso e obesidade do Hospital Universitário São Francisco de Assis (HUSF), em Bragança Paulista, SP. Esses achados permitirão avançar no conhecimento da fisiopatologia da infecção por SARS-CoV-2 nesses pacientes, permitindo um melhor direcionamento em seus cuidados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, GIOVANNA ULIANA; BUENO CAMPOS CANELLA, PAULA RENATA; DOS SANTOS, RAQUEL DE CASSIA; RAZOLLI, DANIELA SOARES. Obesity contributes to mortality and displays alterations in calcium, urea and hemoglobin levels in SARS-CoV-2 infected individuals. CLINICAL NUTRITION ESPEN, v. 50, p. 4-pg., . (20/08852-0)