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Planejamento educacional individualizado de estudantes com autismo e/ou deficiência intelectual: possibilidades para o ensino médio inclusivo remoto

Processo: 20/11228-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Priscila Benitez
Beneficiário:Veronica Casagrande
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/10623-1 - Planejamento educacional individualizado como apoio ao processo escolar de estudantes do ensino médio: possibilidades acerca da política espanhola e brasileira, BE.EP.IC
Assunto(s):Educação especial   Transtorno do espectro autista   Deficiência intelectual   Ensino médio   Inclusão   Planejamento educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | Ensino Médio | Inclusão | Planejamento Educacional Individualizado | Transtorno do Espectro Autista | Educação Especial e Inclusiva

Resumo

O Planejamento Educacional Individualizado (PEI) tem sido uma estratégia documentada na literatura como promissora para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a chegada de tais estudantes no Ensino Médio questiona-se sobre o uso do PEI nessa modalidade escolar, sobretudo na condição atual, que envolve o ensino remoto mediado por tecnologia. Essa pesquisa busca verificar se, a partir da elaboração de PEIs centrados no indivíduo, há melhoria no desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com DI e TEA matriculados no Ensino Médio público comum. Para essa finalidade, serão construídos quatro PEIs em parceria aos profissionais da educação envolvidos com cada estudante, além dos respectivos pais e dos próprios estudantes enquanto protagonistas. A coleta de dados ocorrerá por meio do uso de tecnologia, enquanto o modelo de ensino for remoto, mediado por videoconferência, tanto para elaboração, como para aplicação do PEI. Serão utilizadas avaliações para levantamento do repertório de entrada e reaplicadas ao final, como medida de pós-teste. Espera-se que este projeto possa contribuir para a disseminação de metodologias ativamente inclusivas e fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área do ensino médio público inclusivo, mesmo na situação atual que envolve o ensino remoto.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERONICA CASAGRANDE; PRISCILA BENITEZ; PATRICIA ZUTIÃO; DANIELA RIBEIRO; CAMILA DOMENICONI; MARTA GRÀCIA. Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro. Rev. bras. educ. espec., v. 30, . (20/11228-6, 21/10623-1)