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Dimensões da qualidade social como fomento à reflexão da/na escola?

Processo: 22/02996-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Luana Costa Almeida
Beneficiário:Luana Costa Almeida
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Adilson Dalben ; Luana Ferrarotto
Bolsa(s) vinculada(s):24/13829-8 - Dimensões da qualidade social como fomento à reflexão da/na escola? - ações no grupo colaborativo, BP.EP
24/04169-4 - Grupo de trabalho coletivo de reflexão sobre a qualidade na escola: limites e possibilidades, BP.MS
23/18407-1 - Qualidade Social da Educação: levantamento bibliográfico, BP.IC
23/03785-0 - Dimensões da qualidade social em uma escola de projeto e prática emancipatórios, BP.DR
Assunto(s):Autoavaliação  Qualidade  Escolas  Pesquisa-ação  São Carlos (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação multidimensional | escola | Pesquisa Colaborativa | qualidade social | Autoavaliação Institucional e Qualidade Social

Resumo

Pensar sobre o objetivo da escola, suas ações e condições concretas para a construção da qualidade é aspecto essencial se desejamos a melhoria dos processos escolares. A colaboração escola-universidade, neste viés, é estratégia importante na produção colaborativa de conhecimentos e ação. O envolvimento de diferentes atores em atividades de ensino, pesquisa e extensão, se configura como espaço promissor de produção de dados, formação profissional, planejamento e mobilização de ações no/pelo coletivo escolar. Movimento retroalimentado pelo processo de reflexão e responsabilidade partilhada, a busca pela construção de uma qualidade socialmente referenciada se configura, na presente proposta, tanto como disparadora quanto como finalidade da ação. A partir de uma agenda de pesquisas que se inicia em 2010, a temática dos processos escolares analisados a partir dos fatores externos e internos à escola assume nova delimitação. O entendimento da qualidade social que exige um processo de avaliação multidimensional, instala o desafio de, por um lado, compreender a organização do trabalho pedagógico situado nas condições objetivas da escola e, por outro, construir parceria que potencialize os processos locais. Orientado pela perspectiva da pesquisa colaborativa, o projeto objetiva analisar se e como a escola organiza seu trabalho pedagógico em relação às condições objetivas que possui e o que muda ao ser proposto e efetivado um grupo de trabalho coletivo para refletir sobre as dimensões da qualidade social. Metodologicamente, propomos o desenvolvimento da pesquisa colaborativa junto a uma escola da rede municipal de São Carlos-SP a partir da proposição de um grupo de trabalho coletivo, as estratégias de coleta de informações estarão pautadas pela observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos registros produzidos a partir do grupo de trabalho. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARA REGINA LEMES DE SORDI; SARA BADRA DE OLIVEIRA; LUANA COSTA ALMEIDA. AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: EMBATES E DIÁLOGOS PARA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL. Cad. CEDES, v. 43, n. 121, p. 77-89, . (22/02996-5, 22/06891-3)