Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciência aberta e cidadã nas escolas

Processo: 22/06862-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Beneficiário:Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Mauro Saraiva ; Beatriz Nogueira Torrano da Silva ; Flávio Augusto de Souza Berchez ; Rosana Louro Ferreira Silva ; Solange Wagner Locatelli ; Tiago Mauricio Francoy
Auxílio(s) vinculado(s):25/03708-1 - Sequências de ensino-aprendizagem com ciência cidadã nas escolas, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):25/01784-2 - Biodiversidade na escola: coprodução de sequência de ensino-aprendizagem com ciência cidadã, BP.EP
25/00890-3 - Alimentação Sustentável na escola: coprodução de sequência de ensino-aprendizagem com ciência cidadã, BP.EP
23/12674-8 - Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) com o tema Alimentação Sustentável e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar, BP.EP
23/12619-7 - Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) sobre a biodiversidade no jardim da escola e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar, BP.EP
Assunto(s):Ciência cidadã  Ensino de ciências  Metodologia ativa  Ambiente colaborativo  Plataformas colaborativas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Colaborativa | Ciência cidadã | ensino de ciencias | Metodologias Ativas | Plataforma Educacional | ensino de ciências

Resumo

A adoção de sequências de ensino por investigação (SEIs) atreladas à ciência cidadã nas escolas pode potencializar a aprendizagem de ciências por situar os estudantes em questões de investigação genuínas. Entretanto, não há materiais de aprendizagem contendo estas SEIs e protocolos de ciência cidadã adequados ao contexto escolar disponíveis em português. Adicionalmente, as ações de ciência cidadã em andamento em escolas, bem como os dados produzidos por elas, acabam ficando isoladas umas das outras por não haver estrutura de tecnologia de informação adequada para que professores e estudantes possam submeter e compartilhar dados e resultados. O presente projeto pretende, ao longo de quatro anos e contando com uma equipe multidisciplinar: 1. A coprodução (entre professores da educação básica e cientistas) de Sequências de Ensino por Investigação (SEIs) contendo protocolos de ciência cidadã adequados para aplicação em contexto escolar (Ano 01); 2. A avaliação do processo de co-construção, entre cientistas, programadores e professores da educação básica, de uma plataforma de ciência cidadã para uso nas escolas (Ano 01); 3. A inserção de SEIs contendo protocolos prontos e testados de ciência cidadã na plataforma para que possam ser utilizados por professores da educação básica (Ano 02); 4. O teste piloto de uso da plataforma educacional de ciência cidadã desenvolvida, com o uso destas SEIs previamente inseridas (Ano 02); 5. O oferecimento e avaliação de um processo formativo para uso da plataforma desenvolvida, com a capacitação de professores para criação e inserção de novos protocolos de ciência cidadã de seu interesse na plataforma (Anos 02 e 03); 6. A análise de aprendizagens a partir dos dados de questionários de avaliação respondidos pelos usuários cadastrados na plataforma (Ano 03); e 7. A análise dos dados, referentes às questões científicas sob investigação, inseridos na plataforma aberta pelos cientistas cidadãos (Anos 03 e 04). Ao final do projeto, pretende-se que a plataforma de ciência cidadã permita o uso e compartilhamento de dados entre escolas de diferentes regiões brasileiras, bem como a customização de SEIs pelos professores que forem capacitados para usá-la. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GHILARDI-LOPES, NATALIA PIRANI; MONTEIRO, GUSTAVO BELLINI; BEZERRA, JUSSARA ALMEIDA; GONZALEZ, JANAINA DUTRA. Changing knowledge and attitudes through citizen science at schools. CHANGE - THE TRANSFORMATIVE POWER OF CITIZEN SCIENCE, v. 6, p. 5-pg., . (23/12674-8, 23/12619-7, 22/06862-3)
ZOCCA, CASSIO; BARRETO-LIMA, ANDRE FELIPE; DALEPRANE, DULCE BARBOSA; GHILARDI-LOPES, NATALIA P.. Citizen science expanding knowledge: a new record of the lizard Heterodactylus imbricatus (Squamata, Gymnophthalmidae) in south-eastern Brazil. BIODIVERSITY DATA JOURNAL, v. 11, p. 10-pg., . (22/06862-3)