Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento em saúde de cuidadores de pacientes submetidos a cirurgia neurológica craniana: um estudo de método misto

Processo: 22/11344-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marla Andréia Garcia de Avila
Beneficiário:Graziela Maria Ferraz de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidadores   Enfermagem perioperatória   Letramento em saúde   Neurocirurgia   Telemonitoramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidadores | Enfermagem Perioperatória | Letramento em Saúde | Neurocirurgia | Telemonitoramento | Adulto e Idoso

Resumo

Introdução: Letramento em Saúde (LS) é definido como os conhecimentos, motivações e competências dos indivíduos para acessar, compreender, avaliar e aplicar as informações de saúde, visando tomar decisões que os auxiliem a navegar pelos sistemas de saúde, bem como promover, prevenir e cuidar de sua saúde. Objetivo: Analisar o efeito do telemonitoramento no LS, medido pelo HLS-EU-Q6, de cuidadores informais e nos desfechos no pós-operatório de adultos e idosos submetidos a cirurgias neurológicas cranianas e que tenham altahospitalar com algum tipo de dependência. Método: Adotar-se-á um método misto. Na abordagem quantitativa será conduzido um estudo de coorte prospectiva, com seguimento de dez meses, buscando verificar o efeito do telemonitoramento no LS e os fatores associados aos desfechos no pós-operatório. Na abordagem qualitativa buscar-se-á compreender a experiência dos cuidadores acerca da cirurgia, cuidados no pós-operatório e o telemonitoramento, tentando elucidar as diferentes facetas do fenômeno. Paralelamente será proposto um estudo de desenvolvimento e implementação de um protocolo de temonitoramento de pacientes no pós-operatório de cirurgias neurológicas cranianas. Resultados: Espera-se que o telemonitoramento conduzido pela equipe cirúrgica venha a ser uma estratégia para melhorar o LS dos cuidadores e consequentemente os desfechos dos pacientes submetidos a cirurgiasneurológicas cranianas. O presente estudo poderá contribuir para a saúde do adulto, do idoso e da família ao considerar o aspecto multidimensional do LS, que integra atributos como competências, compreensão, informação e comunicação, os quais são indispensáveis tanto para o autocuidado como para quem cuida. Ademais, apresentará um protocolo de temonitoramento como estratégia de melhorar o LS e desfechos dos pacientes submetidos a cirurgias neurológicas cranianas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENEZ, VIVIANE CRISTINA DE ALBUQUERQUE; DE ALMEIDA, GRAZIELA MARIA FERRAZ; CYRINO, CLAUDIA MARIA SILVA; LEMOS, CASSIANE DE SANTANA; FAVORETTO, CAROLINA; DE AVILA, MARLA ANDREIA GARCIA. Telenursing in the postoperative period: a scoping review. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 77, n. 3, p. 11-pg., . (22/11344-1, 22/10764-7)