Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de fotobiomodulação na cicatrização: estudo in vitro e in vivo

Processo: 22/13470-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Giovana Tofoli Moniz
Beneficiário:Giovana Tofoli Moniz
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Aguinaldo Silva Garcez Segundo
Assunto(s):Cicatrização  Terapia a laser de baixa intensidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cicatrização | cultura de celula | ensaio pré-clínico | Fotobiomodulação | Fotobiomodulação

Resumo

A fotobiomodulação é uma estratégia eficiente para a melhora do processo de cicatrização. O processo de cicatrização é considerado complexo e envolve fatores como coagulação, inflamação, fibroplastia e deposição de colágeno. Este processo responde de maneira satisfatória a fotobiomodulação que auxilia a velocidade e qualidade de cicatrização em diversos modelos in vitro e in vivo. Porém, ainda não existe consenso sobre qual tipo de fonte de luz pode ser mais efetiva na fotobiomodulação, e, como esta terapia atua nas diversas vias envolvidas neste processo, como a via dos complexos proteicos Fator Nuclear kappa beta (NF- ºB) e o fator nuclear eritroide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2). Assim, o objetivo deste estudo é verificar o efeito da fotobiomodulação em todas as fases do processo de cicatrização (inflamação, angiogênese e reparo) e qual a participação dos complexos proteicos NFºB e do Nrf2 nestes processos com a aplicação de fotobiomodulação. O estudo será iniciado por um screnning in vitro com fontes de luz emitindo em diversos comprimentos de onda (vermelho, azul, violeta e verde) em diferentes parâmetros de irradiação (comprimento de onda, energia e dose) em cultura de células por ensaios de MTT e de migração celular de fibroblastos e queratinócitos humanos. Após esta etapa, serão selecionados os melhores parâmetros de aplicação para cada fonte de luz e estes serão aplicados em ratos Wistar em feridas excisionais no dorso dos animais, uma cranial e outra caudal. Os animais serão divididos em quatros grupos (n=12) conforme o descrito a seguir: grupo controle (sem tratamento, na lesão caudal do mesmo animal), grupos fonte de luz -vermelha, verde, violeta e azul. Quatro animais por grupo serão eutanasiados após 3, 7 e 14 dias dos tratamentos. Serão coletadas amostras da ferida para analise histológica com HE e imunohistoquimica (VEGF e colágeno tipo 1). Além de avaliação de citocinas por ELISA (TNF-±, IL-6, IL-10 e IL-1²) e expressão gênica por RT-PCR de NFº², Nrf2 e TGF-². (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPINI, JULIANA ZAMPOLI BOAVA; ESTEVES, BRUNO DE ASSIS; OLIVEIRA, VAGNER GOMES DE SOUZA; ABDALLA, HENRIQUE BALLASSANI; CEREDA, CINTIA MARIA SAIA; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO; TOFOLI, GIOVANA RADOMILLE. Analgesic Effect of Sulforaphane: A New Application for Poloxamer-Hyaluronic Acid Hydrogels. GELS, v. 10, n. 7, p. 14-pg., . (22/13470-4, 19/06969-0)