Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de biomarcadores em pacientes com hiperaldosteronismo primário e secreção autônoma de cortisol

Processo: 23/00196-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lívia Mara Mermejo
Beneficiário:Lívia Mara Mermejo
Pesquisador Anfitrião: Adina Florina Turcu
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Michigan, Estados Unidos  
Assunto(s):Endocrinologia   Hiperaldosteronismo   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hiperaldosteronismo primário | Hipertensão endócrina | Secreção Autônoma de Cortisol | Tumor adrenocortical | Endocrinologia

Resumo

Hiperaldosteronismo primário (HP) é a causa mais comum de hipertensão endócrina e apresenta heterogeneidade histológica e variabilidade clínica. Alguns pacientes com HP têm secreção aumentada de cortisol e seus metabólitos. A coexistência de secreção autônoma de cortisol está associada a desfechos clínicos desfavoráveis, síndrome metabólica, intolerância à glicose e sintomas psicológicos. Em uma coorte alemã, 77,6% dos pacientes tiveram resultado positivo para pelo menos um dos três testes de triagem para a síndrome de Cushing. Recentemente, devido aos avanços na metabolômica de esteróides, é possível diferenciar as lesões adrenais com base no perfil de esteróides, por exemplo, os níveis de 18-hidroxicortisol e 18-oxocortisol são aumentados em pacientes com HP comparados aos pacientes com hipertensão primária. Adicionalmente, análises imuno-histoquímicas de vias de esteróides, como a CYP11B1/CYP11B2, em tecidos adrenais também podem fornecer novos conhecimentos sobre a patogênese do HP. No entanto, ainda faltam estudos utilizando uma análise abrangente da associação entre características clínicas, perfil de esteróides, expressão enzimática e genótipo de HP com secreção autônoma de cortisol. Objetivo: Investigar a correlação entre características clínicas, perfil de esteroides, expressão de enzimas da esteroidogênese e genótipo em pacientes com HP com e sem secreção autônoma de cortisol. Material e métodos: Este será um estudo transversal e retrospectivo. Incluiremos 150 pacientes com HP seguidos na Universidade de Michigan estratificados em dois grupos: HP com secreção autônoma de cortisol (n=50) e HP sem secreção autônoma de cortisol (n=100), de acordo com os resultados do teste de supressão de dexametasona (DST) de 1 mg (corte de cortisol sérico pós-DST 1,8 µg/dL). Usaremos a espectrometria de massa para quantificar um painel de múltiplos esteróides no soro periférico de pacientes com HP. A marcação imuno-histoquímica em cortes fixados e embebidos em formalina (FFPE) será usada para analisar as vias CYP11B1 e CYP11B2. Será feito também o sequenciamento de genes relacionados ao HP. Os resultados do perfil de esteróides, imunohistoquímica e genótipo serão comparados entre os dois grupos. O melhor entendimento da fisiopatologia da co-secreção poderá ajudar a individualizar e otimizar o tratamento de pacientes com HP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MERMEJO, LIVIA MARA; ZANELLA, RENATO HERON; COCICOV, LARISSA; MOLINA, CARLOS A. FERNANDES; TUCCI JUNIOR, SILVIO; ELIAS JUNIOR, JORGE; MUGLIA, VALDAIR FRANCISCO; VIANI, GUSTAVO ARRUDA; ELIAS, PAULA C. L.; MOREIRA, AYRTON CUSTODIO; et al. Stereotactic radiotherapy as a valuable therapeutic procedure for controlling aldosterone-secreting adrenocortical carcinoma. ARCHIVES OF ENDOCRINOLOGY METABOLISM, v. 68, p. 6-pg., . (14/03989-6, 23/00196-4)