Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e aplicação de líquidos iônicos no estudo de processos fermentativos de interesse comercial

Processo: 17/25490-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2018 - 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Leandro Wang Hantao
Beneficiário:Leandro Wang Hantao
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernanda Furlan Gonçalves Dias ; Ronei Jesus Poppi
Assunto(s):Cromatografia gasosa bidimensional abrangente  Quimiometria  Instrumentação analítica  Microfluídica  Alimentos 

Resumo

Esta proposta preconiza o desenvolvimento de um pacote tecnológico para o estudo de processos fermentativos de interesse comercial, combinando-se os líquidos iônicos, a cromatografia gasosa bidimensional abrangente (GCxGC) e as técnicas de processamento multivariado de dados ('inteligência artificial'). A análise de bebidas fermentadas, como o vinho e cerveja, não é uma tarefa trivial em virtude da elevada quantidade de constituintes e ampla diversidade de propriedades físico-químicas, limitando o emprego de protocolos tradicionais. Nesse sentido, a Química Analítica tem se beneficiado do notável avanço tecnológico das últimas décadas. Hoje, vivenciamos o desenvolvimento de materiais sorventes capazes de extrair uma elevada densidade e diversidade de moléculas; e de instrumentos sofisticados com capacidade de geração de dados intrinsecamente multivariados. Destaca-se o uso de líquidos iônicos em microextrações de compostos orgânicos de forma muito eficiente, devido às suas propriedades únicas de solvatação. Além disso, a GCxGC acoplada à espectrometria de massa (GCxGC-MS), permite a separação de altíssima resolução, detecção e identificação de analitos em diversas amostras, gerando medidas instrumentais de elevada qualidade. Porém, devido à complexidade do conjunto de dados gerados em uma única análise - dados contendo milhares de variáveis e múltiplas dimensões - a GCxGC demanda o emprego de técnicas de 'inteligência artificial' para gestão de dados, empregando métodos quimiométricos multiway. Essa abordagem ortogonal é uma das maneiras mais eficientes na busca por informações relevantes em processos fermentativos para produção de vinhos e cervejas, além de áreas correlatas. Diante disso, a presente proposta solicita recursos para a consolidação de um pacote tecnológico formado por: (i) novos materiais sorventes a base de líquidos iônicos, visando a eliminação do uso de insumos químicos na etapa de preparo de amostra; (ii) desenvolvimento de interface para GCxGC viável economicamente e ambientalmente seguro; (iii) protocolos empregando algoritmos para tratamento de dados multimodo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELINATO DE SOUZA, JOAO R.; DIAS, FERNANDA F. G.; CALIMAN, JAQUELINE D.; AUGUSTO, FABIO; HANTAO, LEANDRO W. Opportunities for green microextractions in comprehensive two-dimensional gas chromatography / mass spectrometry-based metabolomics - A review. Analytica Chimica Acta, v. 1040, p. 1-18, DEC 21 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.