Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos canais iônicos TRPM2, HCN2 e do receptor AT2 em doenças inflamatórias

Resumo

As doenças com um componente inflamatório importante, como a artrite e a sepse, fazem parte de um grupo complexo e heterogêneo de doenças que atingem a população mundial. As opções disponíveis hoje no mercado para o tratamento dessas doenças ainda são limitadas e em alguns casos, ineficazes devido aos mecanismos subjacentes a estas desordens ainda não serem bem compreendidos. Assim, o objetivo geral deste projeto é estender nosso conhecimento sobre o papel de alguns canais iônicos (TRPM2 e HCN) bem como de receptores (por exemplo, o receptor de angiotensina AT2) na artrite e na sepse. Primeiramente, modelos animais de doenças articulares ou de sepse serão utilizados para caracterizar o envolvimento da via HCN2/Angio 111 AT2R ou do canal iônico TRPM2 nestas patologias, respectivamente. Em seguida, o projeto irá focar em pesquisa translacional, através da realização de experimentos com sangue de pacientes com sepse bem como com sangue e fluido sinovial de pacientes com artrite reumatoide (AR) ou osteoartrite (OA). Assim, entendendo os mecanismos envolvidos nessas patologias através de ciência básica e após com uma abordagem translacional, novos alvos terapêuticos poderão ser identificados para o tratamento dessas doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANATA, GRAZIELE C.; PINTO, LARISSA G.; DA SILVA, NICOLE R.; LOPES, ALEXANDRE H. P.; DE OLIVEIRA, FRANCISCO F. B.; SCHIVO, IEDA R. S.; CUNHA, FERNANDO Q.; MCNAUGHTON, PETER; CUNHA, THIAGO M.; SILVA, RANGEL L. Blockade of bradykinin receptors or angiotensin II type 2 receptor prevents paclitaxel-associated acute pain syndrome in mice. EUROPEAN JOURNAL OF PAIN, v. 25, n. 1, p. 189-198, JAN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.