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Políticas de formação técnica e tecnológica no contexto da internacionalização da educação

Processo: 18/03106-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Sueli Soares dos Santos Batista
Beneficiário:Sueli Soares dos Santos Batista
Instituição Sede: Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Centro Paula Souza (CEETEPS). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos da Fonseca Brandao ; Darlan Marcelo Delgado ; Emerson Freire ; Ivanete Bellucci Pires de Almeida ; Joaquim Luís Medeiros Alcoforado ; luis enrique aguilar ; Tânia Barbosa Martins ; Vagno Emygdio Machado Dias
Bolsa(s) vinculada(s):19/09390-2 - Apoio técnico aos estudos sobre programas e projetos de internacionalização da educação em instituições públicas de ensino técnico e tecnológico, BP.TT
Assunto(s):Política educacional  Internacionalização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Profissional e Tecnológica | Fundamentos da Educação profissional e tecnológica | Internacionalização da educação | Politicas Publicas e Educacionais | Políticas Educacionais

Resumo

A partir do movimento de reforma dos Estados nacionais, a ideia de mercantilização da educação é reforçada em decorrência da crise estrutural do capitalismo iniciada nos anos de 1970. Tal processo influenciou diretamente a educação, especialmente, a valorização da sua dimensão internacional. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que ao longo de sua história passa por sucessivas transformações busca se integrar ao novo contexto de internacionalização da educação. Considerando a complexidade deste cenário, questiona-se qual é o papel da EPT e suas contradições inerentes às políticas públicas e educacionais voltadas à internacionalização da educação e quais são os modos de regulação, tendências em construção, limites e possibilidades dessas políticas em relação às concepções e práticas de ensino, pesquisa e extensão na profissionalização? O presente projeto consiste numa proposta de investigação que pretende analisar como tem se configurado as políticas de EPT considerando as concepções e práticas das instituições públicas de educação técnica e tecnológica no contexto da internacionalização, compreendendo as implicações no ensino, na pesquisa e na extensão promovidos por elas com vistas à profissionalização. O plano de trabalho inclui sistematização da literatura sobre educação e trabalho e internacionalização da educação, análise de documentos de instituições previamente selecionadas, além de utilização de entrevistas com os envolvidos nos acordos internacionais dessas instituições. Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas e Educacionais, Internacionalização da Educação. (AU)

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