Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de células IPS e modelos animais para elucidação da fisiopatologia de perda auditiva sensorioneural pós-lingual de etiologia genética

Resumo

O sentido da audição é crucial para a interação dos seres humanos com o ambiente e sua disfunção ou perda pode acarretar impactos sociais, financeiros, vocacionais e educacionais para a vida toda. O estudo dos genes implicados na perda auditiva tem contribuindo de forma decisiva no conhecimento de sua fisiopatologia e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção para restaurá-la. Porém, ainda há uma fração apreciável de genes de surdez a ser identificada. Esse projeto de pesquisa tem como objetivo confirmar a identidade do gene DFNA58 e desvendar o mecanismo fisiopatológico subjacente a esta forma de perda auditiva pós-lingual e progressiva de herança autossômica dominante, presente em uma família brasileira e cujo loco foi mapeado em 2009 pela proponente deste auxilio. A via biológica, a qual pertence este novo gene de surdez, nunca foi descrita como envolvida na audição. Dessa forma, este projeto visa comprovar que este gene é de fato imprescindível a fisiologia normal da audição e elucidar o defeito subjacente que leva a deficiência auditiva, recapitulando os efeitos da expressão alterada deste gene em modelo celular e animal, por meio de duas estratégias: 1) obter células iPS (células-tronco de pluripotência induzida) a partir das amostras de indivíduos com perda auditiva portadores da duplicação e não portadores da duplicação (normouvintes e/ou afetados com quadro clínico distinto) da família, diferenciá-las em neurônios e células ciliadas e compará-las quanto às diferenças metabólicas. 2) estudar o efeito de sua superexpressão induzida no desenvolvimento da cápsula ótica em zebrafish. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEZIROVITZ, KARINA; VIEIRA-SILVA, GLEICIELE A.; BATISSOCO, ANA C.; LEVY, DEBORA; KITAJIMA, JOAO P.; TROUILLET, ALIX; OUYANG, ELLEN; ZEBARJADI, NAVID; SAMPAIO-SILVA, JULIANA; PEDROSO-CAMPOS, VINICIUS; NASCIMENTO, LARISSA R.; SONODA, CINDY Y.; BORGES, VINICIUS M.; VASCONCELOS, LAURA G.; BECK, ROBERTO M. O.; GRASEL, SIGNE S.; JAGGER, DANIEL J.; GRILLET, NICOLAS; BENTO, RICARDO F.; MINGRONI-NETTO, REGINA C.; OITICICA, JEANNE. A rare genomic duplication in 2p14 underlies autosomal dominant hearing loss DFNA58. Human Molecular Genetics, v. 29, n. 9, p. 1520-1536, MAY 1 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.