Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação inicial e continuada de professoras/es: contribuições da abordagem narrativa (auto)biográfica

Processo: 17/07887-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Inês Ferreira de Souza Bragança
Beneficiário:Inês Ferreira de Souza Bragança
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada  Formação de professores  Narrativa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem (Auto)biográfica | Curso de Pedagogia | formação continuada | formação inicial de professores | narrativas | Pesquisa Narrativa | Formação de Professores

Resumo

O presente projeto focaliza a formação de professores, no âmbito da formação inicial desenvolvida pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da formação continuada, no contexto da escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, implementada pela rede estadual e municipal em Campinas. A pesquisa dirige o olhar para concepções e práticas de formação de professores, contextualizadas pelas memórias e políticas, especificamente, do Curso de Pedagogia e das redes públicas de ensino. Destacam-se as seguintes questões de estudo: Como se delineiam as concepções e práticas de formação inicial e continuada de professores? Quais as trilhas percorridas pela produção acadêmica no âmbito das abordagens narrativas (auto)biográficas dirigidas às práticas de formação docente? Quais as possíveis contribuições da elaboração e partilha de narrativas (auto)biográficas no contexto da formação inicial e continuada professores? A proposta metodológica contempla as seguintes dimensões: a) Inventário das práticas, memórias e políticas da formação de professores/as; b) Implementação de práticas de formação, fundamentadas na abordagem narrativa (auto)biográfica; c) Participação nas ações de ensino, pesquisa e extensão com a atuação de estudantes de graduação, pós-graduação e professores da escola básica e d) Estudo da produção acadêmica dirigida à formação de professores/as. Busca-se, dessa forma, contribuir na construção de espaços onde as experiências de produção da vida, da prática educativa e da escola sejam reconstruídas por meio de narrativas, gerando novos saberes e formação, no diálogo entre universidade e escola básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)