Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de consultas OLAP e SOLAP em ambientes computacionais paralelos e distribuídos

Processo: 18/22277-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2019 - 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Cristina Dutra de Aguiar Ciferri
Beneficiário:Cristina Dutra de Aguiar Ciferri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Banco de dados  Data warehouse 

Resumo

O processamento de consultas OLAP (on-line analytical processing) é considerado significan- temente custoso, devido ao grande volume de dados armazenados no data warehouse e ao fato dessas consultas realizarem junção-estrela. Consultas SOLAP (spatial OLAP) são ainda mais custosas, desde data warehouses espaciais são consideravelmente mais volumosos e demandam, alémm da junção-estrela, a realização de onerosos cálculos relativos ao processamento de predicados topológicos. O processamento de consultas OLAP e SOLAP pode ser beneficiado pelo uso de ambientes computacionais com grande capacidade de armazenamento e de processamento, nos quais existe o emprego de paradigmas de programação paralela e distribuída, como os frameworks Apache Hadoop MapReduce e Apache Spark. Adicionalmente, consultas SOLAP podem se beneficiar do uso de DSDMSs (distributed spatial data management systems), que são sistemas que estendem os frameworks supracitados para armazenar, indexar e processar grandes volumes de dados espaciais (ex.: SpatialHadoop e SpatialSpark). Dentro deste contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo propor e implementar soluções voltadas ao processamento eficiente de consultas OLAP e SOLAP em ambientes computacionais paralelos e distribuídos. Pretende-se investigar: (i) processamento da junção-estrela considerando consultas slice and dice de baixa seletividade; (ii) processamento da junção-estrela considerando consultas drill-down, roll-up e drill-across de baixa e alta seletividade, (iii) análise comparativa de DSDMSs disponíveis na literatura; e (iv) processamento da junção-estrela estendida com predicados espaciais, usando como base funcionalidades providas por DSDMSs. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNIEL, ANDERSON C.; CIFERRI, RICARDO R.; CIFERRI, CRISTINA D. A. A generic and efficient framework for flash-aware spatial indexing. INFORMATION SYSTEMS, v. 82, p. 102-120, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.