Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Molecular do Encapsulamento de Compostos Bioativos na Cucurbit[7]urila

Resumo

O presente projeto propõe o estudo molecular do encapsulamento de diferentes compostos bioativos na cucurbit[7]urila usando métodos de química computacional (Química Quântica e Dinâmica Molecular). Cucurbiturila é uma classe de moléculas macrocíclicas não tóxicas com estrutura simétrica com uma cavidade hidrofóbica e parte exterior hidrofílica. O que torna as de grande importância como agentes carreadores de moléculas insolúveis ou parcialmente solúveis em água. Além disso, cucurbiturilas têm a capacidade de aumentar a intensidade de fluorescência das espécies encapsuladas e bem como na quimioproteção destas. Portanto, a cucurbit[7]urila será utilizada aqui para encapsular os seguintes compostos bioativos: ibuprofeno, paracetamol, vitaminas D3 (colecalciferol) e E (±-tocoferol). Com isso, buscaremos obter a liberação controlada, biodisponibilidade, aumento da solubilidade, quimioproteção e aumento da intensidade de espectros eletrônicos destes compostos. Estes foram escolhidos por serem largamente utilizados como agentes anti-inflamatórios e na prevenção de diferentes doenças. As principais propriedades de interesse a serem investigadas são: estabilidade estrutural e energética, propriedades termodinâmicas, dicroismo circular, espectros de fluorescência e UV-Vis. A partir dos resultados, pretendemos fornecer detalhes atomísticos/energéticos para guiar futuros estudos experimentais referentes ao encapsulamento de compostos bioativos em cucurbiturilas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, OSMAIR VITAL; VIEGAS, RAFAEL GIORDANO. Cucurbit[7]uril as a possible nanocarrier for the antichagasic benznidazole: a computational approach. Journal of Inclusion Phenomena and Macrocyclic Chemistry, v. 98, n. 1-2 JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, OSMAIR VITAL; ROCHA, GERD B.; PALUCH, ANDREW S.; COSTA, LUCIANO T. Repurposing approved drugs as inhibitors of SARS-CoV-2 S-protein from molecular modeling and virtual screening. JOURNAL OF BIOMOLECULAR STRUCTURE & DYNAMICS, JUN 2020. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.