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Ciência e religião ou ciência vs. religião? A posição de docentes/pesquisadores de universidades brasileiras

Processo: 16/24171-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Geraldo Jose de Paiva
Beneficiário:Geraldo Jose de Paiva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: André Gonçalves Mellagi ; Camila Mendonça Torres ; Fatima Cristina Costa Fontes ; Fatima Regina Machado ; JOSE ROGERIO MACHADO DE PAULA ; Marisa Moura Verdade ; Wellington Zangari
Bolsa(s) vinculada(s):19/12232-0 - Ciência e religião ou ciência vs. religião? A posição de docentes/pesquisadores de universidades brasileiras, BP.TT
19/12209-8 - Ciência e religião ou ciência vs. religião? A posição de docentes/pesquisadores de universidades brasileiras, BP.TT
Assunto(s):Psicodinâmica  Psicologia da religião 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:academia e religião | ciência e religião | cultura acadêm | psicodinâmica | Psicologia da Religião

Resumo

O estudo das relações entre ciência e religião, no meio acadêmico brasileiro, apontou para a inexistência de conflito consciente entre ciência e religião, investigado com o conceito de espaço de vida, e para a existência de conflitos explorados com as elaborações psicanalíticas (Paiva, 1993; 2000). A presente proposta visa investigar, duas décadas depois, principalmente sob o signo do conflito, as atuais relações entre ciência e religião que docentes/pesquisadores universitários das dez universidades brasileiras mais bem avaliadas estabelecem ou deixam de fazê-lo. A pesquisa será quantitativa e qualitativa, e procurará atingir uma amostra estratificada de docentes das três áreas do conhecimento, por meio de um questionário online, com base em questionário formulado a partir dos resultados da pesquisa de Paiva e do questionário de Ecklund e cols., e será complementada por entrevistas pessoais. O objetivo geral é o de aprofundar o entendimento da dinâmica psicológica envolvida nas relações acadêmicas entre ciência e religião. Os objetivos específicos são registrar e ponderar as implicações psicológicas de religião e ciência em acadêmicos brasileiros; ampliar quantitativamente o alcance dos dados; atualizar a revisão da literatura internacional concernente às relações entre ciência e religião na Academia; verificar o gradiente de distância acadêmica em relação à religião; comparar a posição dos docentes/pesquisadores universitários brasileiros com a de seus pares norte-americanos e italianos. (AU)

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