Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da intervenção com gama-orizanol na prevenção da síndrome metabólica cardiorreanal de ratos obesos: participação da carbonilação proteica

Processo: 18/15294-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Camila Renata Corrêa
Beneficiário:Camila Renata Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Fabiane Valentini Francisqueti Ferron
Assunto(s):Compostos bioativos  Estresse oxidativo  Proteínas  Obesidade 

Resumo

A síndrome metabólica cardiorrenal (SMCR) é uma condição patológica associada ao desenvolvimento da disfunção cardíaca e renal, decorrente da obesidade e complicações associadas, na qual o estresse oxidativo desempenha um papel importante por desencadear a carbonilação de proteínas. O gama-orizanol (³Oz), principal fitoesterol presente em grãos de arroz, têm demonstrado potencial ação antiadipogênica, hipocolesterolêmica, antiinflamatória e antioxidante. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito preventivo do gama- orizanol na carbonilação de proteínas associadas à SMCR. Serão utilizados ratos Wistar machos (n=48), com 21 dias de idade, provenientes do Biotério da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os animais serão distribuídos em quatro grupos experimentais (n=12 animais/grupo). O grupo G1 receberá dieta padrão (DP), G2 dieta padrão + gama-orizanol (DP+yOz), G3 dieta rica em carboidratos e gordura (DCG) e G4 dieta rica em carboidratos e gordura + gama-orizanol (DCG + yOz) durante 30 semanas. O consumo da ração e de água será controlado diariamente e o peso corporal semanalmente. Ao final do experimento e previamente à eutanásia serão realizadas as avaliações de pressão arterial sistólica, ecocardiograma e a coleta de urina 24 horas para aferir a proteinúria e a taxa de filtração glomerular. Serão coletados os depósitos de gordura para caracterização da obesidade o plasma para aferir os parâmetros bioquímicos, hormonais e inflamatórios e os rins e o coração para determinar a atividade antioxidante, espécies carbonil e a proteômica (proteínas carboniladas). Adicionalmente será medido a concentração de yOz nos tecidos cardíaco renal e plasma por cormatografia de alta performance (HPLC). Os dados paramétricos serão apresentados como média ± desvio padrão e as comparações entre os grupos serão realizadas por análise de variância paramétrica (ANOVA) e complementadas com o teste post-hoc de Tukey. Os dados não paramétricos serão apresentados como mediana e interquartis (p25 e p75) e as comparações entre os grupos serão realizadas por Kruskal-Wallis e complementados pelo teste post-hoc de Dunn. As diferenças serão consideradas significantes quando p <0,05. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISQUETI-FERRON, FABIANE VALENTINI; TOGNERI FERRON, ARTUR JUNIO; GARCIA, JESSICA LEITE; VAGULA DE ALMEIDA SILVA, CAROL CRISTINA; COSTA, MARIANE ROVERO; GREGOLIN, CRISTINA SCHMITT; MORETO, FERNANDO; FERREIRA, ANA LUCIA A.; MINATEL, IGOR OTAVIO; CORREA, CAMILA RENATA. Basic Concepts on the Role of Nuclear Factor Erythroid-Derived 2-Like 2 (Nrf2) in Age-Related Diseases. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 20, n. 13 JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.